Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sementes na alimentação: Veja quais são as mais nutritivas para a saúde!
Guia Culinário 29/03/2017

Sementes na alimentação: Veja quais são as mais nutritivas para a saúde!

Conhecidas por completarem uma alimentação saudável e tornar o nosso organismo mais nutrido, algumas sementes merecem atenção especial para fazer parte integral das nossas refeições do dia a dia. Pequenas no tamanho, mas gigantescas em relação aos poderes e benefícios, esses notáveis alimentos se tornaram um ingrediente responsável por turbinar a dieta e favorecer, até mesmo, um emagrecimento natural do corpo! Conheça as melhores sementes para acrescentar à sua alimentação!

Versáteis, saborosas e saudáveis, as sementes de linhaça e chia, por exemplo, são alimentos que ajudam a completar o quadro nutricional necessário para o nosso bem-estar, equilibrando as funções do nosso organismo. Ricas em ômega 3, fibras alimentares, vitaminas e minerais, esses alimentos podem fazer parte de preparações doces ou salgadas, tornando o prato mais rico nessas substâncias. Segundo a nutricionista Tamara Castro, as sementes, além das funções nutricionais básicas, trazem outros benefícios à nossa saúde:

“As sementes ajudam na redução do risco de doenças crônicas. Melhoram a saúde do coração, aumentam o sistema imunológico, reduzem os sintomas da menopausa, melhoram a saúde gastrointestinal, preservam a saúde do trato urinário, influênciam ações anti-inflamatórias, diminuem a pressão arterial, protegem a visão e diminui os efeitos da osteoporose”, explica a profissional, destacando, abaixo, as melhores sementes para consumo. Veja!

5 sementes essenciais para o nosso bem-estar

1 – Linhaça: Rica em ômega 3, o ácido graxo é um excelente protetor cardíaco, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares: “Contém também substâncias chamadas de fitoestrógenos, que são moléculas semelhantes ao hormônio estrogênio, sendo interessante seu consumo por mulheres no período da menopausa, amenizando os sintomas”, analisa a nutricionista.

Consumo: A linhaça pode ser acrescida em pequenas porções de frutas, na vitamina, gelatinas, omelete e até no recheio da tapioca.

2 – Gergelim: Fonte de fibras alimentares, o gergelim ajuda a tornar o intestino saudável e auxilia na diminuição dos níveis de colesterol. “É uma importante fonte de cálcio, sendo muito interessante para promoção de uma boa saúde óssea e dentária, atuando também na prevenção e tratamento de sintomas associados à TPM”, completa Tamara.

Consumo: As sementes de gergelim podem ser acrescidas em saladas ou no preparo de carnes e massas. O alimento também é muito comum na alimentação japonesa, compondo os temakis, sushis e sashimis.

3 – Chia: Conhecida como “superalimento”, a chia faz jus ao nome: “São importantes fontes de fibras, que em contato com líquido se transformam em uma espécie de gel com a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico, com isso a fome demora mais para aparecer; tem capacidade de melhorar os níveis de colesterol no sangue; tem papel interessante na prevenção do Diabetes tipo 2, pois deixa mais lenta a absorção de açúcar no sangue”, ressalta a nutricionista.

Consumo: Sucos detox, porções de frutas, tapioca, empanados, vitaminas, gelatinas e suflês são boas opções.

4 – Sementes de girassol: Ricas em vitaminas e minerais, esse alimento ajuda a melhorar o nosso sistema imunológico: “São fontes interessantes de selênio que melhora as funções da tireoide, possui atividade antiviral e antioxidante, ajuda a eliminar metais pesados e tóxicos do organismo. Contém também vitamina E que é um poderoso antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, reduzindo o risco de câncer”, explica a profissional.

Consumo: Após ser triturada, a semente pode fazer parte de massas de tortas ou bolos salgados, misturada com cereais e adicionada ao iogurte.

5 – Sementes de abóbora: São ricas em magnésio, um mineral importantíssimo para o bom funcionamento do corpo como um todo, envolvido em muitas reações biológicas no organismo. “O magnésio está relacionado à melhora de dores de cabeça, nervosismo, depressão, ansiedade, insônia, hipertensão arterial, reduz a inflamação, auxilia na prevenção do Diabetes tipo 2 e a melhora da função intestinal”, completa.

Consumo: Misturada com frutas, em sucos ou vitaminas.

As sementes e o iogurte

De forma leve e altamente benéfica para o organismo, as sementes podem ser acrescidas ao seu iogurte. Na primeira refeição do dia ou como lanchinho da tarde, elas vão acrescentar uma boa quantidade de nutrientes importantes à sua alimentação, ajudando a tornar o seu organismo mais saudável e fazendo com que ele funcione da maneira adequada.

“Adicionar sementes ao iogurte é uma excelente estratégia nutricional, fornecendo muitas fibras que, associadas às proteínas e gordura presentes no iogurte, irão oferecer saciedade por um longo período, sendo bastante interessante para pessoas que estão em processo de emagrecimento. Além de contribuírem bastante para uma melhora da função intestinal”, indica a nutricionista.

Recomendações de consumo: Há alguma restrição?

Segundo a nutricionista Tamara Castro as quantidades indicadas variam de acordo com a necessidade e o objetivo de cada pessoa, por isso, é de suma importância procurar um nutricionista para avaliação:

“De uma maneira geral, crianças abaixo de 2 anos devem evitar consumir tais sementes. As sementes de linhaça, tanto a marrom quanto a dourada, devem ser evitadas por: gestantes, crianças antes da puberdade, mulheres com histórico familiar de câncer de mama e pessoas com problemas na tireoide. Um adulto saudável pode consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia”, finaliza.

*Tamara Castro (CRN: 12101120) é nutricionista e disponibiliza sua página no Facebook e no Instagram para contato e outras informações.