Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 19/04/2021

Semente de girassol torrada é deliciosa! Aprenda a prepará-la e como consumi-la

Aproveitar as sementes e cascas dos alimentos é uma boa forma de agregar vitaminas, fibras e outros nutrientes à dieta. A semente de girassol, embora seja considerada “comida de passarinho” por muitos, é altamente nutritiva e pode ser incluída na alimentação diária. Ela pode ser temperada e frita com um pouco de azeite – sendo ótima para incrementar saladas e molhos, por exemplo. Para te incentivar a ampliar o cardápio, nós separamos uma receita de semente de girassol torrada bem saborosa.

Como fazer semente de girassol torrada?

Para fazer uma receita de semente de girassol torrada mais saborosa, a nossa dica é caprichar nos temperos utilizados – como páprica, sal, pimenta e até curry. Assim, você deixa o prato mais nutritivo, levemente termogênico e ainda mais apetitoso.

Ingredientes

– ½ xícara de semente de girassol sem casca

-1 colher de sobremesa (rasa) de páprica

– ½ colher de chá de curry em pó

– 1 colher de chá de sumo de limão

– Sal e azeite a gosto

Antes de tudo, você deve lavar as sementes de girassol já descascadas e deixá-las em um escorredor. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e, depois, acrescente as sementes. Deixe torrar no fogo baixo por uns 7 minutos e, então, adicione a páprica, o curry e o sal a gosto. Misture mais um pouco, junte o sumo de limão e deixe no fogo por mais 3 minutos, sem parar de mexer. Quando as sementes estiverem bem torradinhas, basta apagar o fogo e servi-las da forma que preferir.

Use as sementes para temperar saladas, iogurtes, pães e bolos

Depois de preparar as sementes de girassol torradas, você pode usá-las para incrementar diferentes pratos – como saladas, iogurtes, smoothies, molhos e até mesmo receitas de pães, bolos, biscoitos e outras massas caseiras. Como a receita que recomendamos é bem temperada, outra sugestão interessante é servir as sementes de girassol como aperitivos, junto com um mix de nuts (composto por diferentes oleaginosas). Fica uma delícia e é bem saudável!

Quais os principais benefícios da semente de girassol?

Fonte de gorduras boas (ômega 6 e 9), antioxidantes e vitaminas importantes, a semente de girassol é considerada uma grande aliada para a saúde do cérebro e do coração. Além disso, ela é rica em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, magnésio e selênio. Por isso, quando consumida a longo prazo, garante mais saciedade (sendo indicada para quem precisa perder peso) e é ótima para a saúde dos ossos, músculos e para melhorar a imunidade.