Sem tonturas! Descubra como a alimentação saudável pode amenizar as vertigens

Nada melhor do que se sentir bem, confortável e, principalmente, estável. Você sabia que, até mesmo, aquela sensação chata de tontura que, provavelmente, algum dia você já sentiu, também pode estar relacionada à qualidade alimentar? Veja como alguns alimentos ajudam a evitar o desequilíbrio do corpo.
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Daniella Chein

Consultor:

Daniella Chein

Formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância

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O mundo gira sem sair do lugar! Você, provavelmente, alguma vez já se levantou de maneira brusca depois de um tempo deitado e teve a sensação de estar tudo rodando à sua volta, não é? A vertigem, perda de equilíbrio e a sensação de desmaio são algumas das características da tontura que podem ser amenizadas seguindo os mandamentos de uma alimentação saudável e regulada. Veja alguns ingredientes indicados que podem ajudar a prevenir esses sintomas.

Geralmente, a tontura esporádica não é associada a nenhuma doença específica, mas sim a pressão arterial, esteja ela alta ou baixa, podendo ainda se estender a um efeito colateral de algum remédio. Dentre as maiores causas da tontura podemos identificar uma mudança rápida de posição (levantar da cama, por exemplo), o estresse e o nervosismo do dia dia. Segundo a nutricionista Daniella Chein, alguns nutrientes encontrados nos alimentos podem ajudar a amenizar essas sensações:

"Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental, além disso, o ideal para evitar a tontura é se alimentar a cada 3 horas e de maneira correta", explica a profissional que separou 5 alimentos importantes para aliviar as tonturas:

5 alimentos que podem amenizar as tonturas

1 - Sal: O sódio faz com que a pressão arterial aumente. Qualquer alimento salgado, como azeitona ou uma fatia de queijo, proporcionará a estabilização da pressão no caso de quedas bruscas. Mas tenha cuidado ao ingerir, principalmente para as pessoas que sofrem com a pressão alta.

2 - Glicose ou açúcar: Os níveis de açúcar no cérebro caem na hipoglicemia e ficamos com tontura e vertigem. Em caso de jejum, podemos ter essas sensações de desequilíbrio, sendo assim, comer um pedaço de doce ou fruta. A falta de glicose no sangue, afeta as informações transmitidas ao cérebro, impedindo que ele exerça sua função de maneira correta. "O chocolate eleva imediatamente a pressão sanguínea quando estamos entrando em hipoglicemia, pois o açúcar é imediatamente absorvido", explica a profissional.

3 - Água: Ajuda a elevar a pressão sanguínea e aumenta o os níveis de líquido, por isso, é recomendado a ingestão de 2 litros por dia, para que o nosso organismo possa funcionar perfeitamente, prevenindo as tonturas e outras ocorrências.

4 - Bebidas isotônicas: A desidratação na prática esportiva, pode ser uma das causas das tonturas, por isso, quando praticamos alguma atividade física, os isotônicos são muito recomendados pois aumentam a pressão arterial por conta do sódio e potássio presentes e por repor carboidratos perdidos nas atividades.

6 - Chá de gengibre: Ajuda a prevenir a queda de pressão, é rico em antioxidantes e melhora as funções neurológicas. O gengibre é fundamental para uma melhor absorção de nutrientes, além de melhorar o nosso sistema imunológico.

Cuidado: Atenção às tonturas constantes

Caso as sensações de desequilíbrio e vertigem se tornem constante, é de suma importância uma consulta a um médico especializado, já que só um especialista poderá lhe fornecer um diagnóstico preciso. Além disso, proponha-se a fazer um check-up de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez no ano para garantir que o seu organismo esteja funcionando adequadamente.

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