Seja prático: Comida congelada também pode ser bastante nutritiva

Confira uma lista de alimentos que podem ser congelados
Confira uma lista de alimentos que podem ser congelados

Fresco ou congelado? Quando vamos comer um alimento, além de seus nutrientes, ingerimos também todo o seu processo de produção e manuseamento. A maneira como foi plantada, colhida, criada e armazenada tornam as especiarias mais ou menos saudáveis. A ciência nutricional, ao longo dos tempos, vem desconstruindo alguns mitos sobre o assunto, evidenciando, por exemplo, diversos benefícios que as comidas corretamente conservadas trazem à saúde.

De acordo com o Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), nem só de alimentos consumidos da fonte vivem uma alimentação saudável. Através das análises, o órgão concluiu que o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura, duas semanas após a colheita, têm perdas de nutrientes que variam entre 10 e 25%. Ao refrigerar, o ato de congelar o alimento preserva importantes nutrientes que, em temperatura ambiente, se perderiam.

Além de práticos, os alimentos congelados são bem mais saudáveis do que se imagina: a comida conservada em baixas temperaturas têm sua validade aumentada, são seguros e saborosos, além de ótimos aliados na cozinha, quando se pensa em praticidade e saúde. Ao contrário do que se pensa, os alimentos congelados têm sua qualidade e seus nutrientes garantidos pelo processamento e congelamentos corretos.

A nutricionista Gabriela Marcelino afirma que a qualidade do congelamento e da matéria-prima são fatores decisivos para a manutenção das propriedades sensoriais e nutritivas do alimento. "Diversos estudos já mencionaram que os alimentos processados e congelados da forma correta, perdem pouquíssimos nutrientes em relação aos alimentos frescos", explica.

Dicas - Para uma melhor armazenação é sempre bom primar pela organização. Cole uma etiqueta com a data em que ele foi congelado e a quantidade ou medida certa do que está no recipiente. Os saquinhos a vácuo são os mais recomendados porque eliminam o ar interno e evitam a formação de gelo. Eles devem estar sempre bem fechados com um zip ou um elástico. Para congelar os alimentos, o ideal é que eles estejam al dentes e não contenham muito sal.

Veja uma lista de alimentos e dicas para alimentos congelados:

Verdura e Legumes – A melhor forma de congelar esse tipo de alimento é usando uma sacolinha a vácuo. Quanto menos ar interno, menor a chance de se acumular gelo. No caso dos legumes que foram cozidos, o ideal é colocá-los no saquinho e, em seguida, deixá-lo de boca para cima em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos antes de ir para o congelador. O choque térmico vai garantir mais qualidade e sabor na hora de consumir.

Ovo – Altamente perecíveis, os ovos podem ser facilmente congelados em uma mistura da clara e da gema, em um saquinho a vácuo ou um pote com pouco ar. É importante criar uma etiqueta com a quantidade certa de ovos usados na mistura, para não ter dúvidas na hora de usá-lo em alguma receita.

Nozes e Castanhas Considerados aperitivos saudáveis, nozes e castanhas acabam sempre sobrando no meio de outros alimentos. Para serem consumidas em longo prazo basta colocá-las em um pote que fique quase cheio e congelar.

Pães – Usando a sacolinha a vácuo, basta dispor os pães de modo que o saquinho fique cheio, sem espaço para que o gelo se forme. Na hora de consumir, os pães podem ir direto do congelador para o forno.

Leite – Sem nenhum mistério, o leite pode simplesmente ser congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico. No primeiro caso, é importante que o recipiente não esteja muito cheio, para evitar uma possível explosão de choque térmico. Depois de descongelá-lo é importante não demorar muito para consumir, pode azedar ou ficar com um gosto artificial.

Suco de Frutas cítricas – Laranjada e limonada podem sim ir para o congelador e servirem depois como ingrediente surpresa em uma receita agridoce. O congelamento pode ser feito como o do leite ou em formas de gelo, mas vale lembrar que a vitamina C acaba indo embora no processo. As polpas das frutas também podem ser congeladas.

Queijos – Os amarelos, como o prato e a mussarela, são as melhores opções para irem ao congelador em saquinhos a vácuo. Já os mais sofisticados, como o brie ou o gorgonzola, perdem um pouco da textura após o congelamento, então devem ser usados apenas em alguma receita, em recheios ou massas.

Manteiga – A dica para esse alimento é envolvê-lo no papel-manteiga antes de congelá-lo em um saquinho a vácuo. Dessa forma, evita-se a formação de uma textura de pasta enrijecida. Após o descongelamento, a manteiga fica perfeita para derreter no pão quentinho ou ser usada em receitas.

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