Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Seja prático: Comida congelada também pode ser bastante nutritiva
Guia Culinário 26/02/2015

Seja prático: Comida congelada também pode ser bastante nutritiva

Fresco ou congelado? Quando vamos comer um alimento, além de seus nutrientes, ingerimos também todo o seu processo de produção e manuseamento. A maneira como foi plantada, colhida, criada e armazenada tornam as especiarias mais ou menos saudáveis. A ciência nutricional, ao longo dos tempos, vem desconstruindo alguns mitos sobre o assunto, evidenciando, por exemplo, diversos benefícios que as comidas corretamente conservadas trazem à saúde.

De acordo com o Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), nem só de alimentos consumidos da fonte vivem uma alimentação saudável. Através das análises, o órgão concluiu que o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura, duas semanas após a colheita, têm perdas de nutrientes que variam entre 10 e 25%. Ao refrigerar, o ato de congelar o alimento preserva importantes nutrientes que, em temperatura ambiente, se perderiam.

Além de práticos, os alimentos congelados são bem mais saudáveis do que se imagina: a comida conservada em baixas temperaturas têm sua validade aumentada, são seguros e saborosos, além de ótimos aliados na cozinha, quando se pensa em praticidade e saúde. Ao contrário do que se pensa, os alimentos congelados têm sua qualidade e seus nutrientes garantidos pelo processamento e congelamentos corretos.

A nutricionista Gabriela Marcelino afirma que a qualidade do congelamento e da matéria-prima são fatores decisivos para a manutenção das propriedades sensoriais e nutritivas do alimento. “Diversos estudos já mencionaram que os alimentos processados e congelados da forma correta, perdem pouquíssimos nutrientes em relação aos alimentos frescos”, explica.

Dicas Para uma melhor armazenação é sempre bom primar pela organização. Cole uma etiqueta com a data em que ele foi congelado e a quantidade ou medida certa do que está no recipiente. Os saquinhos a vácuo são os mais recomendados porque eliminam o ar interno e evitam a formação de gelo. Eles devem estar sempre bem fechados com um zip ou um elástico. Para congelar os alimentos, o ideal é que eles estejam al dentes e não contenham muito sal.

Veja uma lista de alimentos e dicas para alimentos congelados:

Verdura e Legumes – A melhor forma de congelar esse tipo de alimento é usando uma sacolinha a vácuo. Quanto menos ar interno, menor a chance de se acumular gelo. No caso dos legumes que foram cozidos, o ideal é colocá-los no saquinho e, em seguida, deixá-lo de boca para cima em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos antes de ir para o congelador. O choque térmico vai garantir mais qualidade e sabor na hora de consumir.

Ovo – Altamente perecíveis, os ovos podem ser facilmente congelados em uma mistura da clara e da gema, em um saquinho a vácuo ou um pote com pouco ar. É importante criar uma etiqueta com a quantidade certa de ovos usados na mistura, para não ter dúvidas na hora de usá-lo em alguma receita.

Nozes e Castanhas Considerados aperitivos saudáveis, nozes e castanhas acabam sempre sobrando no meio de outros alimentos. Para serem consumidas em longo prazo basta colocá-las em um pote que fique quase cheio e congelar.

Pães – Usando a sacolinha a vácuo, basta dispor os pães de modo que o saquinho fique cheio, sem espaço para que o gelo se forme. Na hora de consumir, os pães podem ir direto do congelador para o forno.

Leite – Sem nenhum mistério, o leite pode simplesmente ser congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico. No primeiro caso, é importante que o recipiente não esteja muito cheio, para evitar uma possível explosão de choque térmico. Depois de descongelá-lo é importante não demorar muito para consumir, pode azedar ou ficar com um gosto artificial.

Suco de Frutas cítricas – Laranjada e limonada podem sim ir para o congelador e servirem depois como ingrediente surpresa em uma receita agridoce. O congelamento pode ser feito como o do leite ou em formas de gelo, mas vale lembrar que a vitamina C acaba indo embora no processo. As polpas das frutas também podem ser congeladas.

Queijos – Os amarelos, como o prato e a mussarela, são as melhores opções para irem ao congelador em saquinhos a vácuo. Já os mais sofisticados, como o brie ou o gorgonzola, perdem um pouco da textura após o congelamento, então devem ser usados apenas em alguma receita, em recheios ou massas.

Manteiga – A dica para esse alimento é envolvê-lo no papel-manteiga antes de congelá-lo em um saquinho a vácuo. Dessa forma, evita-se a formação de uma textura de pasta enrijecida. Após o descongelamento, a manteiga fica perfeita para derreter no pão quentinho ou ser usada em receitas.