Seja positivo! Descubra 6 maneiras para enxergarmos o lado bom da vida

Ver o lado bom da vida é essencial para quem busca o bem-estar físico e mental. Aprender a enxergar as situações com um olhar otimista reflete diretamente nas relações cotidianas, com as pessoas e o mundo ao seu redor. Veja seis maneira para ser mais positivo!
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"O copo está meio cheio ou meio vazio?". Essa popular pergunta sempre vem à tona quando o assunto em questão é a forma que levamos as nossas vidas. Cada vez mais, a ciência comprova que o otimismo é sim um fator determinante para o nosso bem-estar e saúde. Por isso, o Conquiste Sua Vida apresenta 6 maneiras para buscarmos enxergar o lado bom das coisas que nos acontecem no dia a dia. Veja quais são essas dicas e as maiores vantagens de ser positivo!

Ser positivo é mais do que estar de bem com a vida, é conseguir contornar as situações que parecem problemáticas e torná-las mais simples e enriquecedoras para o futuro. No final, enxergar o lado bom, sempre nos ensina alguma coisa. A psicóloga Mariana Massari explica a importância de vermos com otimismo as nossas ações cotidianas.

"O bem-estar está diretamente ligado a maneira com que enxergamos o mundo. Cada um de nós desenvolve um filtro através do qual vemos a vida. Alguns são realistas, outros pessimistas, e há os otimistas. Esse último grupo tem grande vantagem na vida, por encarar de forma diferenciada as situações que passam, desenvolvendo resiliência, tolerância, entre outras competências tão necessárias no nosso cotidiano. O otimismo está sendo profundamente abordado pela psicologia positiva, por gerar ganhos na vida. O foco sai da psicopatologia e entra em uma psicologia preventiva e visando o bem-estar e a felicidade", explica a profissional.

Veja algumas dicas para trabalhar o seu olhar positivo

1º - Autoconhecimento: Segundo a Dra. Mariana Massari, o primeiro passo para ser positivo é buscar o autoconhecimento e as causas mais genuínas das suas reações em relação às situações que acontecem na vida: "Eu diria que é notar seu filtro negativo para as situações. É o bom e velho clichê do "ver o copo meio cheio". É preciso perceber que há mais do que o que foi percebido no primeiro instante", ressalta a profissional.

2º - Equilibre os dois lados: Controlar o olhar negativista que vem automaticamente e equilibrar as possibilidade boas de cada situação é mostrar maturidade mental. Busque evidências de que o lado ruim não é o único caminho, não é a única opção. É aquele velho caso da moeda: não tem dois lados? Por pior que pareça a situação, sempre vai ter um lado bom, basta estar disposto a enxergar.

3º - Trabalhe o otimismo: O otimismo traz benefícios diretos para o indivíduo e para o coletivo. Ele rende mais no trabalho, tem melhor imunidade, menor chances de desenvolver depressão, entre outros aspectos. "Termine seu dia pensando em 3 coisas boas que aconteceram no seu dia. Perceba suas conquistas do dia a dia", indica a psicóloga.

4º - Tenha hábitos saudáveis: A ociosidade também é um convite para a tristeza. Busque, respeitando as suas individualidades, prazer naquilo que você faz. Alimente-se bem, de maneira saudável, faça atividades físicas regularmente e procure algum hobby, como viajar, por exemplo. Essas experiências sempre ajudam a formar novas visões de vida.

5º -Permita-se errar: Aprenda a não ser perfeito. Perceba como nos seus erros é possível tirar algum aprendizado positivo. Seja mais tolerante com você mesmo. "Normalmente colocamos um nível muito alto de exigência para nós mesmos, e isso é muito cruel. Imagine como seria se fosse com outra pessoa, o que você diria?", ressalta a Dra. Mariana.

6º - Busque ajuda: É importante ter em mente que ser otimista é um excelente objetivo, porém, é um processo que exige tempo e dedicação. Não é demérito algum procurar ajuda da família, amigos e, até mesmo orientação profissional, para conseguir mudar de vida. O orgulho e a vergonha são os maiores empecilhos para a mudança. Não tenha medo de expor seus sentimentos!

* A Dra. Mariana Massari (CRP RJ-05/45928) é psicóloga Clínica e neuropsicológica e disponibiliza as suas redes sociais para outras informações: Facebook e Instagram

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