Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Seja positivo! Descubra 6 maneiras para enxergarmos o lado bom da vida
Movimente-se 08/07/2016

Seja positivo! Descubra 6 maneiras para enxergarmos o lado bom da vida

“O copo está meio cheio ou meio vazio?”. Essa popular pergunta sempre vem à tona quando o assunto em questão é a forma que levamos as nossas vidas. Cada vez mais, a ciência comprova que o otimismo é sim um fator determinante para o nosso bem-estar e saúde. Por isso, o Conquiste Sua Vida apresenta 6 maneiras para buscarmos enxergar o lado bom das coisas que nos acontecem no dia a dia. Veja quais são essas dicas e as maiores vantagens de ser positivo!

Ser positivo é mais do que estar de bem com a vida, é conseguir contornar as situações que parecem problemáticas e torná-las mais simples e enriquecedoras para o futuro. No final, enxergar o lado bom, sempre nos ensina alguma coisa. A psicóloga Mariana Massari explica a importância de vermos com otimismo as nossas ações cotidianas.

“O bem-estar está diretamente ligado a maneira com que enxergamos o mundo. Cada um de nós desenvolve um filtro através do qual vemos a vida. Alguns são realistas, outros pessimistas, e há os otimistas. Esse último grupo tem grande vantagem na vida, por encarar de forma diferenciada as situações que passam, desenvolvendo resiliência, tolerância, entre outras competências tão necessárias no nosso cotidiano. O otimismo está sendo profundamente abordado pela psicologia positiva, por gerar ganhos na vida. O foco sai da psicopatologia e entra em uma psicologia preventiva e visando o bem-estar e a felicidade”, explica a profissional.

Veja algumas dicas para trabalhar o seu olhar positivo

1º – Autoconhecimento: Segundo a psicóloga Mariana Massari, o primeiro passo para ser positivo é buscar o autoconhecimento e as causas mais genuínas das suas reações em relação às situações que acontecem na vida: “Eu diria que é notar seu filtro negativo para as situações. É o bom e velho clichê do “ver o copo meio cheio”. É preciso perceber que há mais do que o que foi percebido no primeiro instante”, ressalta a profissional.

2º – Equilibre os dois lados: Controlar o olhar negativista que vem automaticamente e equilibrar as possibilidade boas de cada situação é mostrar maturidade mental. Busque evidências de que o lado ruim não é o único caminho, não é a única opção. É aquele velho caso da moeda: não tem dois lados? Por pior que pareça a situação, sempre vai ter um lado bom, basta estar disposto a enxergar.

3º – Trabalhe o otimismo: O otimismo traz benefícios diretos para o indivíduo e para o coletivo. Ele rende mais no trabalho, tem melhor imunidade, menor chances de desenvolver depressão, entre outros aspectos. “Termine seu dia pensando em 3 coisas boas que aconteceram no seu dia. Perceba suas conquistas do dia a dia”, indica a psicóloga.

4º – Tenha hábitos saudáveis: A ociosidade também é um convite para a tristeza. Busque, respeitando as suas individualidades, prazer naquilo que você faz. Alimente-se bem, de maneira saudável, faça atividades físicas regularmente e procure algum hobby, como viajar, por exemplo. Essas experiências sempre ajudam a formar novas visões de vida.

5º -Permita-se errar: Aprenda a não ser perfeito. Perceba como nos seus erros é possível tirar algum aprendizado positivo. Seja mais tolerante com você mesmo. “Normalmente colocamos um nível muito alto de exigência para nós mesmos, e isso é muito cruel. Imagine como seria se fosse com outra pessoa, o que você diria?”, ressalta Mariana.

6º – Busque ajuda: É importante ter em mente que ser otimista é um excelente objetivo, porém, é um processo que exige tempo e dedicação. Não é demérito algum procurar ajuda da família, amigos e, até mesmo orientação profissional, para conseguir mudar de vida. O orgulho e a vergonha são os maiores empecilhos para a mudança. Não tenha medo de expor seus sentimentos!