Seitan é saudável? Conheça esse substituto da carne para vegetarianos e veganos

O seitan é uma carne vegetal feita a base de glúten que serve para substituir a proteína na dieta de veganos e vegetarianos
O seitan é uma carne vegetal feita a base de glúten que serve para substituir a proteína na dieta de veganos e vegetarianos

Você já ouviu falar no seitan? Muito popular na dieta vegetariana e vegana, ele nada mais é que uma carne vegetal derivada do glúten, que serve como um dos substitutos da proteína na alimentação de quem não consome nada de origem animal.

Além de ser comprado pronto, o seitan também pode ser feito em casa através de uma mistura de água e farinha branca, que deve ficar de molho por horas até que saia todo o amido e sobre somente a parte rica em proteínas. Versátil, ele pode ser usado em diferentes receitas vegetarianas - e ainda tem a vantagem de contar com substâncias que entregam benefícios para o organismo.

Seitan: carne vegetal à base de glúten substitui a proteína nas receitas vegetarianas

Quem deixou de consumir alimentos de origem animal para seguir uma dieta vegana ou vegetariana precisa encontrar substitutos para a proteína. Dentre eles, está o seitan - uma carne vegetal derivada do glúten que pode ser usada em várias receitas, como hambúrguer, strogonoff ou qualquer outra que tradicionalmente seria feita com carne vermelha.

Ele também é um ótimo substituto para o tofu, uma espécie de queijo feito a partir do leite de soja coagulado e condensado. Vale lembrar que esse é um dos alimentos mais comuns entre os vegetarianos e veganos, já que é uma boa opção de proteína vegetal, substituindo a de origem animal.

Faz mal comer seitan?

Por ter o glúten como base - ingrediente conhecido por sua difícil absorção pelo organismo - uma das maiores dúvidas é se o consumo de seitan pode ser prejudicial ou não para a saúde. Afinal, será que faz mal recorrer a esse alimento para substituir a carne tradicional e outras proteínas liberadas para os veganos?

De acordo com nutricionistas, a dica para não prejudicar o organismo é consumir o alimento com moderação. O ideal é elaborar uma receita vegetariana que leve o seitan, por exemplo, e que também aposte em outras opções que servem para substituir a proteína da carne.

Já no caso de celíacos, doença causada pela intolerância ao glúten, é claro que essa carne vegetal está proibida na dieta. O mesmo vale para quem sente desconforto no organismo ao consumir a substância: o ideal é consultar um nutricionista para ver se o alimento é indicado ou não para o seu caso.

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