Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/09/2019

Seitan ao forno, à parmegiana e mais: as melhores formas de preparar a proteína

É muito bom descobrir maneiras novas de preparar os alimentos, né? Seja usando temperos ou métodos de cozimento variados, é sempre possível inovar na cozinha. O seitan, em especial, é uma carne vegetal que rende várias receitas. Ele é muito indicado para a dieta de veganos e vegetarianos, pois é uma fonte importante de proteínas e substitui bem a carne comum. Quer aprender diferentes formas de preparar esse alimento? Nós listamos receitas de seitan ao forno, grelhado, à parmegiana e outras opções deliciosas. Confira!

Seitan ao forno com batatas e temperos é uma ótima opção para o almoço em família

Para quem quer uma receita mais light, uma boa dica é preparar o seitan no forno com vários temperos (pimenta, alho, cebola e salsinha, por exemplo) e batatas inglesas. Essa é uma receita bem simples e que fica deliciosa, sendo uma ótima opção para o almoço em família.

Para começar, você precisa preparar a massa do seitan por conta própria (o que demora um pouco mais, pois é preciso deixá-la de molho). Em uma tigela, você deve misturar farinha de trigo e água. Depois, é só sovar por cerca de 15 minutos e, então, deixar a massa (já bem homogênea) dentro de uma bacia com água por cerca de 8 horas. Uma boa dica é manter de molho durante a noite! Depois, tire a massa, lave-a até que a água saia transparente e, então, deixe-a escorrendo. Após todo esse processo, você pode partir para o preparo!

Na hora de temperar o seitan, você pode abusar bastante nos temperos: coloque alho, cebola, pimenta, azeite ou molho shoyu para dar mais sabor, além de hortaliças que possam complementar o prato (como salsinha e cebolinha). Depois de deixar o seitan marinando um pouco, coloque-o em uma travessa junto com batatas já cortadas e pré-cozidas. Ponha tudo no forno e espere ficar pronto – não tem erro! Além de colocar batatas, você também pode adicionar outros legumes, como cenoura, chuchu, abobrinha e por aí vai. Fica a dica!

Seitan grelhado é simples e rápido de fazer

Que tal preparar o seitan na grelha junto com um pãozinho de alho? Essa talvez seja a receita mais simples e rápida de fazer: basta temperar o seitan com limão, alho, pimenta e sal a gosto e, então, colocar para grelhar. Para acompanhar, um pãozinho de alho é sempre uma boa pedida e consegue harmonizar superbem com o prato.

Ensopado de seitan com legumes é uma opção bem nutritiva

Já pensou em preparar um ensopado de seitan com legumes diversos? Você pode colocar cenoura, batata, mandioca, chuchu, abobrinha e ainda caprichar em temperos como pimenta e alho.

Para começar, você deve fritar os pedaços de seitan com um pouco de azeite, alho e cebola. Depois, acrescente um pouco de água, molho de tomate, um pouco de shoyu e os temperos que preferir (uma boa dica é caprichar na pimenta!). Adicione os legumes escolhidos (cortados em cubinhos) e, se quiser deixar o prato mais elaborado, adicione também milho, ervilha e azeitonas.

Esse tipo de ensopado é bem nutritivo, pois é fonte de muitas vitaminas, minerais e fibras. Além disso, ele fica uma delícia servido com arroz branco e uma saladinha simples.

Você pode preparar seitan à parmegiana com queijo vegano

Para quem gosta de pratos mais elaborados, o seitan a parmegiana é uma ótima opção. Essa receita também é simples de fazer – basta empanar o seitan com farinha de rosca, fritar normalmente e, depois, acrescentar molho de tomate e queijo vegano. Coloque no forno junto com temperos (como orégano e pimenta), deixe o queijo derreter bem e prontinho! Esse prato combina superbem com risotos e massas – que tal experimentar?