Saúde à mesa! Veja os benefícios do bacalhau e suas melhores formas de preparo

Um dos peixes mais usados em receitas de festas e dias especiais, o bacalhau também pode (e deve) fazer parte do cardápio cotidiano. Extremamente versátil e saboroso, o peixe reserva um arsenal de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Conheça os principais e os melhores modos de preparo da iguaria!
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Ingrediente típico para receitas de festas e celebrações, como o Natal, o bacalhau é uma iguaria que tem muita história para contar. Trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses, desde então, tem presença garantida nas nossas mesas em seus mais diversos pratos e composições. Riquíssima fonte de nutrientes, o peixe, também deve ser consumido no dia a dia e fazer parte de dietas, por ser leve e muito pouco calórico.

Extremamente versátil, o bacalhau pode ser preparado de diversas formas. Seu sabor é marcante e oferece muitas possibilidades de acompanhamentos: vai bem até só com azeite, pimenta do reino, sal e outras especiarias, contudo, a nutricionista Liliam Francisco orienta equilíbrio no tempero: "Na hora de usar o bacalhau em alguma receita é necessário dessalgar, ou seja, deixar de molho na água na geladeira, e ir trocando essa água até retirar o excesso de sal".


Benefícios do bacalhau para a saúde

Os benefícios do bacalhau são muitos, mas o que mais se destaca é trazido pelo ácido graxo Ômega-3: "Ele ajuda a formar HDL - bom colesterol - e prevenir doenças cardiovasculares", afirma Liliam. Os outros componentes benéficos para saúde são tantos que fizemos uma lista com a ajuda da especialista. Veja abaixo:

Proteínas: Importante para composição da pele, unhas e cabelos.

Selênio: O mineral é essencial para o funcionamento da tireoide e tem função antioxidante.

Triptofano: Ajuda a sintetizar serotonina, o "hormônio do prazer", e está associado ao tratamento e prevenção da depressão e ansiedade.

Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B agem no sistema neurológico.

Fósforo: Auxilia na regeneração dos tecidos.

Magnésio: Tem a função na formação dos ossos e dentes.

Potássio: Importante na regulação da nossa pressão arterial.

Vitamina D: Esse nutriente traz benefícios para artrite, lesões solares de pele, cardiovasculares e ajuda a reduzir níveis de triglicerídeos.

Melhores formas de preparo do bacalhau

Apesar da tentação de fazer pratos calóricos, existem muitas formas saudáveis de preparar o bacalhau. Dentre as que não são tão inofensivas par a dieta, segundo Liliam Francisco, a mais cobiçada é o bolinho de bacalhau. Para degustar essa delícia sem exageros, basta assar. A especialista ensina:

"Para fazer o Bolinho de Bacalhau Light usamos 500g de bacalhau seco, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de azeite, 500g de batata cozida e amassada, 1 ovo, 2 colheres de sopa de salsa picada, 1/2 colher de café de pimenta do reino, 1 xícara de cebolinha, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de óleo ou azeite para pincelar. Deixe o bacalhau de molho por 24 horas, em geladeira, mudando pelo menos 5 vezes a água do molho. Escorra e desfie. Refogue a cebola no azeite e junte o bacalhau. Mexa por 5 minutos e retire. Misture com a batata, o ovo, a salsa e a farinha de trigo. Unte as mãos com óleo ou azeite e faça 30 bolinhas. Coloque em uma assadeira antiaderente e pincele com o óleo ou azeite. Leve ao forno quente a 200ºC por cerca de 30 minutos. Essa receita rende 30 unidades e tem 85kcal por porção".


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