Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sapota preta: conheça a ‘fruta pudim de chocolate’ rica em vitamina C
Guia Culinário 06/08/2021

Sapota preta: conheça a ‘fruta pudim de chocolate’ rica em vitamina C

A sapota preta é conhecida como “fruta pudim de chocolate” por conta de sua polpa, que realmente se assemelha a um tipo de pudim de cacau – tanto em aparência quanto em sabor (tem um leve gosto de chocolate). Ela é redonda, tem cerca de 10 cm de diâmetro e uma casca lisa verde bem fácil de cortar. O grande diferencial dessa fruta é que ela tem um teor muito alto de vitamina C – até mais do que muitas frutas cítricas. Quer saber mais sobre suas propriedades e possíveis usos na cozinha? É só continuar lendo!

Quais os benefícios da sapota preta?

Além de saborosa, a sapota preta é fonte de vários nutrientes importantes: vitamina C, cálcio, ferro, fibras e compostos medicinais – por isso ela é considerada uma grande aliada do sistema imunológico. Sua polpa é bastante suculenta (tem textura de pudim) e pode ser usada na confecção de bolos, tortas, geleias, compotas e diferentes doces. Confira as vantagens da sapota preta:

Tem ação antioxidante, detox, diurética e anti-inflamatória

Por ter um alto teor de polifenóis (como flavonas e taninos), a sapota preta consegue ter uma forte ação medicinal no organismo. Ela cumpre função antioxidante – combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Além disso, ela funciona como detox e diurético natural. Isto é, ajuda a eliminar as toxinas do fígado, evita o acúmulo de líquidos (e a formação do inchaço), sendo muito indicada para quem tem pedras nos rins, por exemplo.

Quando consumida regularmente, a fruta também pode apresentar uma forte ação anti-inflamatória. Por conter taninos (polifenóis), ela consegue amenizar dores de garganta e outros possíveis focos de inflamação, como desconfortos no estômago ou intestino.

Ajuda a fortalecer a imunidade

Você sabia que a sapota preta também ajuda a turbinar bastante a imunidade? Nesse quesito, inclusive, ela pode ser equiparada às frutas cítricas. Em 100 g de sapota preta, o estimado é que há 14,7 mg de vitamina C. Por isso, ela ajuda bastante no funcionamento do sistema de defesa do corpo.

Faz bem para a saúde da pele, das unhas, cabelos e olhos

Por conta da ação dos polifenóis e da vitamina C, a fruta sapota preta ajuda a manter a elasticidade e a saúde da pele, dos cabelos e unhas. Por fornecer vitaminas A e do complexo B, ela também protege os olhos (evitando doenças na córnea, por exemplo).

Tem ação anti-diarreica e analgésica

Outro ponto interessante dessa frutinha é que ela tem um alto teor de fibras alimentares, que garantem saciedade e auxiliam no processo digestivo. Ela tem ação anti-diarreica, evitando a desidratação, e também pode atuar como analgésico, amenizando dores. Seu óleo essencial (extraído de suas sementes), inclusive, pode ser aplicado direto na pele para amenizar dores e hidratar a pele.

Ajuda a controlar os níveis de colesterol e melhora a saúde do coração

Essa fruta também pode ajudar bastante quem tem problemas cardiovasculares. Os taninos, polifenóis presentes em sua polpa, fortalecem as paredes arteriais, evitando o seu entupimento. Ou seja, eles ajudam a controlar bem os níveis de colesterol e a prevenir problemas mais graves no coração.

Como consumir a sapota preta?

Além de cortar a fruta ao meio e consumir a polpa in natura, também é possível utilizá-la no preparo de doces, geleias (feitas com açúcar demerara, mascavo ou de coco), compotas, recheios de bolos, tortas e até sorvetes. Você pode adicionar outras frutas no preparo e usar a criatividade para aproveitar ao máximo essa frutinha na cozinha.