Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sálvia: chá ou tempero? Os benefícios dessa planta medicinal e como utilizá-la
Guia Culinário 18/08/2020

Sálvia: chá ou tempero? Os benefícios dessa planta medicinal e como utilizá-la

Originária da Europa (em especial, da região do Mediterrâneo), a sálvia é uma planta medicinal que pode ser usada em forma de chá ou tempero (para massas, molhos, risotos e carnes, por exemplo). Além de agregar sabor às receitas, a planta (também conhecida como salva ou erva-santa) é rica em propriedades terapêuticas e, quando consumida a longo prazo, traz vários benefícios ao organismo. Quer aprender mais sobre ela? Aqui, nós preparamos uma matéria explicando o que é sálvia e como utilizá-la no dia a dia. Confira!

Afinal, o que é sálvia e quais são seus possíveis usos na cozinha?

Se você conhece o universo das plantas medicinais a fundo, é bem provável que já tenha ouvido falar na sálvia. Semelhante a um pequeno arbusto, essa planta tem folhas aveludadas e levemente acinzentadas, flores em tons de azul ou branco e se destaca por ser bem aromática. Por conta disso, inclusive, ela é muito utilizada pela indústria de cosméticos no preparo de óleos essenciais.

Para usar a sálvia no dia a dia, no entanto, a melhor dica é apostar no preparo de chás e sucos detox. Ela pode incrementar diferentes receitas de bebidas e, além disso, funciona como ótimo tempero – pode ser usada para dar mais sabor a carnes (incluindo frangos e peixes), massas e saladas. Vale a pena experimentar!

Benefícios da sálvia: planta possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas

O grande diferencial da sálvia é que ela contém diferentes propriedades medicinais muito importantes. Por apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória, por exemplo, ela ajuda a aumentar a imunidade, prevenir (e tratar) gripes e resfriados ou possíveis focos de inflamação. Além disso, essa planta tem substâncias digestivas, auxiliando no funcionamento do sistema gastrointestinal.

Prepare chá de sálvia para aliviar cólicas menstruais e amenizar dores de garganta

Para usufruir de todos os benefícios da sálvia, uma boa dica é preparar um chá detox a partir de suas folhas. Basta ferver 500 ml de água em uma leiteira e, quando começar a borbulhar, jogue algumas folhas de sálvia, tampe o recipiente, desligue o fogo e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.

O grande diferencial do chá de sálvia é que, além de ter propriedades antioxidantes e digestivas, ele é ótimo para aliviar cólicas menstruais e dores musculares de uma forma geral (pois apresenta ação antirreumática). Além disso, ele é muito indicado para tratar dores de garganta, pois consegue diminuir bastante a inflamação. Caso o objetivo seja melhorar especificamente a saúde da garganta (e diminuir a tosse, por exemplo), uma boa dica é também acrescentar gengibre no preparo do chá. Fica bem saboroso e nutritivo!

Erva também auxilia no tratamento de problemas como depressão e insônia

Você sabia que a sálvia também tem propriedades calmantes e pode ser uma grande aliada no tratamento de depressão ou insônia? Por ter um aroma bem agradável, ela acaba surtindo um efeito tranquilizante – o óleo essencial de sálvia, inclusive, é muito usado para diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em tratamentos contra ansiedade ou depressão. Para aproveitar essas propriedades medicinais no dia a dia, uma boa sugestão é apostar no chá de sálvia com camomila, que também é uma ótima opção para tratar insônia.