Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Salpicão fit: receitas de salpicão de Natal saudável
Guia Culinário 13/12/2021

Salpicão fit: receitas de salpicão de Natal saudável

O salpicão é uma das saladas que mais fazem sucesso nas festas de fim de ano. Fácil de preparar, a receita de salpicão pode se tornar muito mais saudável de acordo com a escolha dos ingredientes, sem deixar de ser deliciosa. Veja a seguir como preparar um salpicão saudável e nutritivo.

Como fazer salpicão: atenção ao pré-preparo é fundamental

Como qualquer salada, a apresentação do salpicão conta muitos pontos, principalmente quando o prato é preparado para o Natal. O segredo é picar e ralar muito bem os vegetais que fazem parte de um salpicão saudável, de forma padronizada. Assim, ao misturá-los, o efeito será muito mais interessante. Veja alguns ingredientes que você pode adicionar à receita de salpicão:

  • Milho orgânico Taeq
  • Ervilha Congelada Higienizada Taeq
  • Cenoura orgânica Taeq
  • Pimentão verde orgânico Taeq
  • Cebola orgânica Taeq
  • Uva passa orgânica Taeq

Você pode definir as quantidades de acordo com sua preferência!

Como fazer salpicão de frango: o tempero da ave faz toda a diferença

O salpicão de frango é o mais tradicional modo de preparar essa receita. Além dos ingredientes que citamos acima, acrescente também 500g de Filé de peito de frango Taeq cozido e desfiado. O segredo está em temperar a ave com ervas frescas, como o Manjericão orgânico Taeq e a Salsa Orgânica Taeq. Pequenos detalhes que fazem diferença!

Ingredientes para salpicão: duas substituições saudáveis

A receita de salpicão é bem versátil e permite que alguns ingredientes tradicionalmente utilizados possam ser substituídos perfeitamente. Para deixar a receita mais nutritiva ou para ajustá-la às preferências da sua família, você pode fazer as seguintes substituições:

Salpicão sem maionese: iogurte natural garante a cremosidade

A maionese pode ser retirada da receita de salpicão sem prejuízos para a sua textura graças ao iogurte natural. De sabor levemente azedinho e com apenas um ingrediente em sua composição – leite – o Iogurte natural integral Taeq combina super bem com o salpicão. Adicione dois copos depois de misturar os vegetais e temperos, misture com delicadeza e leve à geladeira até o momento de servir.

Salpicão vegano: berinjela traz textura à receita

Na adaptação para a versão vegana, dois ingredientes de muito valor nutricional passam a fazer parte da receita de salpicão de Natal: a berinjela e a castanha de caju. A berinjela vai substituir o frango. Para isso, basta cortá-la ao meio e utilizar um garfo para desfiá-la. Nem é preciso cozinhar, basta retirar toda a casca do vegetal, combinado?

Já a castanha de caju é o ingrediente principal da maionese vegana, responsável por dar liga entre os componentes da salada. Veja como é simples:

Ingredientes: 3 embalagens de Castanha de caju natural orgânica Taeq, sumo de meio Limão Tahiti orgânico Taeq, 1 dente de Alho orgânico Taeq, Azeite extra virgem orgânico Taeq, 125 ml de água, Sal à gosto

Como fazer: Deixe a castanha de caju de molho, coberta por água, durante 4 horas. Escorra e leve ao liquidificador com o alho e a água. Bata até formar uma pasta. Você pode utilizar uma colher para ajudar a incorporar os ingredientes e ir adicionando água aos pouquinhos se a mistura estiver muito grossa. Junte o limão, o azeite e o sal e bata até misturar bem. Pronto!

Salpicão fit: finalize com batata-doce palha caseira

O que seria do salpicão sem a crocância da batata palha? Você pode preparar uma versão mais saudável do acompanhamento em casa mesmo, livre de frituras, utilizando a Batata doce orgânica Taeq. Veja o passo a passo:

Ingredientes: 1 Batata doce orgânica Taeq, 1 colher de sopa de Azeite extra virgem orgânico Taeq, ½ colher (chá) de vinagre, ½ colher (chá) de sal e água.

Como fazer: Descasque e fatie a batata doce em lâminas bem finas, utilizando o próprio descascador. Junte as lâminas em uma pilha e corte em palitinhos. Coloque água, vinagre, sal e as batatas em uma tigela e deixe de molho por uns 10 minutos. Em seguida, seque bem as batatas e distribua-as em uma camada única em uma assadeira untada com o azeite. Asse a 230°C até dourar. Você pode conservar a batata palha em um pote hermético por 3 dias.