Salada refrescante

Fácil
30 minutos
4 porções
Salada refrescante

Nos dias de calor, nada como uma comida leve para uma melhor digestão, não é? Por isso, a salada aparece como uma das melhores opções! Mas, em vez de fazer a receita tradicional, vale a pena dar uma inovada e adicionar alguns ingredientes extras para que o prato fique ainda mais nutritivo e refrescante. Gostou da ideia? Então confira o modo de preparo e descubra os benefícios dos seus principais ingredientes:

Modo de preparo

- Higienize as folhas de alface, salsa e hortelã;
- Em saladeiras individuais, coloque três gomos de tomate, folhas de alface rasgadas, folhas de hortelã, folhas de salsa, o pepino e a manga;
- Tempere com o sal, o azeite, o balsâmico e a pimenta;
- Sirva em seguida acompanhada de coalhada seca e sementes de girassol.

Alface fortalece o sistema imunológico por ter vitamina C

O ingrediente principal das saladas, além de delicioso, também tem a vantagem de entregar vários benefícios específicos para a saúde! A alface fortalece o sistema imunológico por ser fonte de vitamina C, faz bem para os olhos devido a presença de vitamina A, previne a anemia por contar com ferro, e ainda favorece o trânsito intestinal graças à quantidade de fibras alimentares que possui.

Salsa reduz o açúcar no sangue e combate a anemia

Um dos maiores benefícios da salsa é o de ajudar a eliminar a retenção de líquidos por ter ação diurética. Mas suas vantagens não param por aí: além disso, ela também tem propriedades anti-inflamatórias, faz bem para diabéticos por ajudar a controlar o açúcar no sangue e ainda é aliada para combater a anemia por conter ferro.

Hortelã tem ação calmante e elimina toxinas do corpo

Além de garantir o toque refrescante na salada, a hortelã também faz muito bem para a saúde. Rica em antioxidantes, ela ajuda a prevenir o câncer e aumenta a imunidade - principalmente por contar com vitamina C. Com vitaminas do complexo B em sua composição, também fortalece o sistema nervoso; relaxa os músculos por ter ação vasodilatadora; funciona como um excelente calmante; e tem ação detox para eliminar toxinas do corpo.

Pepino garante hidratação para o organismo

O pepino também se destaca por seus benefícios nutricionais. Para começar, ele ajuda a garantir hidratação para o organismo por ter 96% de sua composição de água; aumenta a sensação de saciedade e facilita a digestão por ser rico em fibras; previne o câncer por ter agentes antioxidantes; e ainda evita o mau hálito e fortalece a mandíbula.

Manga recupera os nutrientes perdidos pelo suor

A manga é muito indicada para dias de calor por ter como uma de suas maiores vantagens o fato de fornecer ao organismo todos os nutrientes perdidos durante o processo natural de transpiração. Além disso, ela também é rica em vitaminas, minerais - como potássio, cálcio, ferro e magnésio - e ainda diminui o colesterol e ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 130Kcal ou 546Kj 7
Carboidrato 18g 6
Proteína 8g 11
Gorduras totais 3g 5
Gorduras saturadas 0,5g 2
Sódio 260mg 11
Colesterol 2mg 1
Fibra alimentar 3g 12
Vitamina A 397mcg 66
Vitamina C 16mg 36
Cálcio 90mg 9
Ferro 2g 14
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Receitas:
Tomate
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