Salada morna de quinoa com truta

Fácil
40 minutos
6 porções
Salada morna de quinoa com truta

A salada é um prato que permite uma série de variações: a gente pode adicionar legumes, verduras, diferentes temperos e nossos molhos favoritos. Se possível dar uma incrementada, melhor ainda, não é? É o caso dessa receita de salada morna de quinoa com truta, que aproveita os diversos benefícios nutritivos que a quinoa e a truta trazem para o prato com o um toque especial de um molho feito a base de iogurte. Uma ótima opção para o jantar ou o almoço do fim de semana. Dá só uma olhada!

Modo de preparo

Salada:

Em uma assadeira, coloque os filés de truta e os tomatinhos cortados ao meio;

Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite;

Pincele a truta com a geleia de damasco;

Asse em forno preaquecido a 200°C até dourar e reserve;

Enquanto isso, prepare a quinoa de acordo com as instruções da embalagem e reserve;

Despedace os filés de truta em lascas médias e transfira para uma saladeira;

Junte a quinoa, os tomatinhos e a salsa, mexendo cuidadosamente.

Molho:

Coloque o iogurte em uma bowl e tempera com azeite, suco de limão, sal e pimenta;

Bata bem com um fouet até ficar cremoso;

Sirva a salada com o molho à parte.

Quinoa é uma excelente fonte de aminoácidos, proteínas e minerais

Você sabia que a quinoa é tão benéfica para o nosso organismo que ela chegou a ser incluída na alimentação da NASA? Pois é! Esse vegetal, que pode ser encontrado em diversas formas, conta com mais de 20 aminoácidos diferentes, inclusive a metionina e a lisina. Além disso, ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL) por conta da presença de fibras e saponinas que ficam bem na casquinha do alimento. Para os vegetarianos, é uma excelente alternativa às carnes por conta do seu alto valor proteico. Ela ainda traz vitaminas do complexo B - essenciais para o sistema nervoso -, zinco - que ajuda no sistema imunológico - e carboidratos. Uma refeição completa!

Truta é um dos peixes mais saudáveis para o consumo

A truta é uma espécie de peixe de água doce que só sobrevive em ambientes muito limpos, por isso, tem um baixíssimo risco de contaminação. Ou seja, é um ótimo alimento para adicionar na dieta, principalmente a das crianças. Um dos benefícios mais conhecidos é a presença de ômega 3, que permite o bom funcionamento da atividade cerebral e cuida da saúde do coração, prevenindo coágulos de sangue e evitando arritmias cardíacas. Além do ômega 3, a truta também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) enquanto aumenta os do bom e é rico em vitaminas e proteínas.

Iogurte é uma fonte de cálcio versátil

A gente sabe que o cálcio é um dos mais importantes nutrientes do nosso organismo. Ele é responsável por fortalecer ossos e dentes e prevenir a osteoporose. E o bom é que o iogurte é uma das principais fontes para encontrar esse componente! Outra vantagem é que, além da produção de molho, você pode incluir o iogurte no café da manhã, no lanche da tarde, com frutas, cereais ou sozinho. Além do cálcio, ele também ajuda a regular o intestino e prevenir a prisão de ventre por ser rico em probióticos - os famosos lactobacilos vivos.

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 286 kcal = 1201 kj 14
Carboidrato 23 g 7,6
Proteína 21 g 28
Gorduras totais 12 g 21
Gorduras saturadas 2,2 g 10
Gorduras trans 0 g **
Sódio 57 mg 2,4
Colesterol 4 mg 1,3
Fibra alimentar 4,1 g 1,6
Vitamina A 6,8 mg 1,1
Vitamina D 0 mg 0
Vitamina C 0 mg 0
Cálcio 78 mg 7,8
Ferro 1,4 mg 10
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