Salada morna de beterraba em cama de quinua

Fácil
60 minutos
5 porções
Salada morna de beterraba em cama de quinua

Produto recomendado

Beterraba orgânica Taeq 600g

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Saladas e a primavera têm tudo a ver, não é mesmo? Na estação das flores tudo fica naturalmente mais colorido, inclusive a nossa alimentação. Por isso, a sugestão de receita dessa semana é, além de um prato saboroso, uma opção incrível para servir de acompanhamento ou, até mesmo, como refeição principal do cardápio: a salada morna de beterraba em cama de quinua é deliciosa, harmoniosa, saudável, nutritiva e, claro, prática de fazer. Confira!

A salada morna é assim chamada porque os vegetais são levemente dourados no azeite antes de irem para a saladeira. Nesse caso, são levados à frigideira, a beterraba e a mandioquinha (também conhecida como batata baroa), dois vegetais ricos em vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer a funções do organismo, dando mais energia e disposição ao corpo.

A beterraba é um alimento versátil e fonte de vitaminas A, dos complexos B e C, que ajudam a desenvolver o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra as ações externas de vírus e bactérias. Além disso, o seu consumo está associado à boa dos olhos, prevenindo a degeneração macular. Já a mandioquinha é uma ótima fonte de energia para o corpo e, como também é fonte de potássio, auxilia no controle da pressão arterial, prevenindo as doenças cardiovasculares.

Salada morna é uma opção vegetariana e sem lactose

Se você estava sentindo falta da presença das proteínas na receita, pode ficar tranquilo. O tofu está incluído nos ingredientes para trazer esses importantes nutrientes, tornando a salada uma opção para os adeptos do vegetarianismo. O tofu é uma espécie de queijo coalho, porém, feito com leite de soja, tornando-o uma alternativa perfeita também para os intolerantes à substância.

Alimento rico em minerais - O tofu é um alimento de baixa caloria e alto valor nutricional, sendo fonte de minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco e vitaminas A, C, D e do complexo B, que são responsáveis por atuar na prevenção do câncer, no combate à anemia e na redução do colesterol e no desenvolvimento dos ossos, músculos e dentes.

Quinua: o "superalimento" completa o quadro nutricional da receita

A quinua, ou quinoa, é um pequeno alimento, mas com uma grandeza nutricional imponente. É uma ótima fonte de proteínas, de vitaminas do complexo B, além das fibras alimentares e minerais como potássio, ferro, zinco, fósforo e selênio. O grão é responsável por regular o intestino e proporcionar saciedade, favorecendo assim aqueles que desejam perder alguns quilinhos com uma alimentação equilibrada.

Considerada um "superalimento", a quinua também desempenha um papel fundamental na saúde feminina, uma vez que os minerais ajudam a diminuir os sintomas da TPM e da menopausa. O zinco, por exemplo, é responsável por ajudar a controlar os hormônios causadores dos sintomas como as ondas de calor, irritabilidade e cansaço, aumentando a produção de estrogênio e progesterona, substâncias que amenizam esses desconfortos.

Quer mais um ótimo motivo para incluir a salada morna de beterraba e cama de quinua no seu dia a dia? A receita fica pronta em apenas uma hora e serve até cinco porções, podendo assim, agradar a família toda. Faça uma listinha com os ingredientes, veja o modo de preparo e se surpreenda com tamanha praticidade.

Modo de preparo:

Cozinhe as mandioquinhas na água com um pouco de sal até ficarem macias. Retire as mandioquinhas e na mesma água, cozinhe as beterrabas também até ficarem macias. Escorra. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e doure a mandioquinha e a beterraba. Transfira para uma saladeira e misture a cebola roxa, os cubos de tofu e a quinua cozida. Tempere com sal, pimenta e regue com um molho de balsâmico misturado com o mel e o suco de laranja. Por cima coloque as folhas de salsa. Sirva em seguida.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 340Kcal 17
Carboidrato 48g 16
Proteína 11g 15
Gorduras totais 11g 20
Gorduras saturadas 0,8g 4
Sódio 99mg 4
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 2,6g 10
Vitamina A 21mcg 4
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 4,4mg 10
Cálcio 173mg 17
Ferro 7mg 50
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