Salada de repolho, beterraba e nozes

Fácil
40 minutos
4 porções (530 g no total)
Salada de repolho, beterraba e nozes

Ao preparar saladas com vegetais folhosos, uma boa dica é pensar em temperos, sementes, oleaginosas e até frutas para dar um toque adocicado à mistura. A salada de repolho, por exemplo, fica deliciosa com maçãs, sumo de limão e nozes, que concedem certa crocância e são bem nutritivas.

Aqui, nós separamos uma receita de salada de repolho incrementada com beterrabas picadas e nozes douradas que fica bem saudável e colorida. O azeite orgânico e o aceto balsâmico, por sua vez, são dois ingredientes que potencializam o sabor dos vegetais e funcionam como temperos termogênicos. Confira o nosso passo a passo para fazer uma salada bem caprichada!

Modo de preparo

Regue as maçãs com o sumo de limão e reserve;

Em um vidro pequeno com tampa, misture o azeite, o balsâmico, o sal e a pimenta, tampe e mexa bem;

Em uma frigideira antiaderente, doure as nozes;

Monte a salada com todos os ingredientes em pratos individuais, salpique as nozes e as folhas de tomilho e regue com o molho.

Repolho roxo é um vegetal rico em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes

Fonte de vitaminas B6, C e K, o repolho roxo é um tipo de vegetal folhoso bem fácil de incluir na alimentação. Ele tem um sabor suave e fica delicioso com diferentes frutas. Ele também é fonte de fibras alimentares, cálcio, potássio, magnésio e agentes antioxidantes que cumprem ação anti-inflamatória no organismo. O repolho também tem um alto teor de água, sendo ótimo para hidratar e desintoxicar o organismo.

Beterraba é fonte de ferro, ácido fólico e pigmentos antioxidantes

Quando se trata de aumentar o consumo de ferro através de uma alimentação vegetariana, a beterraba é considerada um alimento bem importante. Além de ser fonte do mineral, ela é rica em ácido fólico (vitamina B9), vitaminas A, C, fibras alimentares e pigmentos antioxidantes que melhoram a saúde da pele, dos olhos e são fundamentais para o sistema imunológico.

Nozes são fontes de ácidos graxos e vitaminas importantes

Assim como outras oleaginosas, as nozes são fontes de ômega 3 e 6 - ácidos graxos (gorduras boas) que são essenciais para a saúde do coração. Além disso, elas fornecem vitaminas C e E e minerais como zinco e potássio. Uma boa dica é fazer mix de nuts ou incrementar saladas e molhos usando nozes e outras oleaginosas no dia a dia.

Maçã é fonte de água, pectina, diferentes vitaminas e minerais

Ótima para incrementar saladas, sucos e diferentes receitas naturais, a maçã é uma fruta que tem alto teor de água e, por isso, é ótima para hidratar o organismo. Além disso, ela é fonte de pectina, um tipo de fibra solúvel que auxilia no bom funcionamento do aparato gastrointestinal e a controlar os níveis de colesterol.

A maçã também é rica em vitaminas B1, B2, B3, ferro, fósforo e compostos antioxidantes. Vale destacar, ainda, que a maior parte da pectina e outros nutrientes se encontra na casca da fruta. Por isso, o mais indicado é consumi-la integralmente em vez de comer apenas a polpa.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Energetic value 165 kcal = 691 kj 8
Carbohydrates 9,4g 3
Proteins 2,4g 3
Lipids 14g 25
Lipids saturated 1,7g 8
Lipids trans 0g 0
Sodium 12mg 0
Cholesterol 0mg 0
Fibres 2,1g 8
Vitamin A 1,8mcg 0
Vitamin D 0mcg 0
Vitamin C 17mg 37
Calcium 31mg 3
Iron 0,5mg 4
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