Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Salada caprese: duas formas de preparo com 5 ingredientes
Guia Culinário 12/11/2021

Salada caprese: duas formas de preparo com 5 ingredientes

A salada caprese é um bom exemplo de que, na cozinha, menos pode ser mais: feita com poucos ingredientes, fica pronta em menos de 5 minutos e tem um sabor incomparável. A caprese é uma opção interessante de acompanhamento para proteínas, como o filé de frango por exemplo, ou pode ser servida como entrada, como é feito tradicionalmente em Capri, a ilha italiana onde a salada foi criada. Com uma dose de criatividade, a salada caprese pode se transformar até em recheio para sanduíche!

O primeiro registro oficial da salada caprese na história foi feito em 1924. A fama da salada que tem as cores da Itália ganhou o mundo depois de ter feito parte do menu de um hotel famoso em Capri naquela época. É fácil entender porque a caprese nunca saiu de moda, ainda tendo um lugar garantido em nossa mesa: além de deliciosa, essa salada é super saudável!

Caprese: o que é necessário para a salada dar certo

Criada em uma ilha cercada pelo mar mediterrâneo, a salada caprese só precisa ser feita com ingredientes de boa qualidade, nada mais! Essa é a premissa da alimentação mediterrânea, que é baseada no consumo de comida fresca e natural, como vegetais, laticínios e azeite, muito azeite!

Todos os ingredientes da salada Caprese são produzidos na Ilha de Capri, e há quem diga que não existe outra salada como a original, servida no lugar. Mas é claro que podemos chegar bem perto, principalmente ao utilizar tomate e manjericão orgânicos para o preparo. Com essa escolha, o sabor fica bem mais acentuado, além de haver uma maior concentração de nutrientes no prato.

Salada caprese: receita leva apenas 5 ingredientes

Além do tomate e do manjericão, uma salada caprese também leva mozzarela de búfala, azeite e sal. Outros temperos também são bem vindos, como o orégano e a pimenta do reino moída. O segredo está na escolha de alimentos de boa qualidade e no capricho ao cortá-los. Não se esqueça que a apresentação de uma salada é muito importante para abrir o apetite! Veja o passo a passo de como fazer salada caprese:

Receita de salada caprese

Ingredientes:

  • Uma unidade por pessoa de Tomate italiano orgânico Taeq
  • Uma unidade por pessoa de Queijo Mozzarella de Búfala Zero Lactose Taeq
  • Aproximadamente 6 folhinhas de Manjericão orgânico Taeq
  • 1 colher de sopa de Azeite extra virgem orgânico Taeq
  • Sal à gosto

Como fazer: Retire a Mozzarela de Búfala do refrigerador 5 minutinhos antes de preparar a salada. Enquanto isso, higienize e seque bem todos os vegetais. Corte os tomates italianos e a Mozzarella de Búfala em fatias de até 1cm de espessura. Monte a salada em um prato, intercalando o tomate, o queijo e o manjericão, nessa ordem. Tempere à gosto com sal, regue com azeite e sirva!

Salada caprese no palito: a versão perfeita para receber os amigos em casa

A caprese no palito é uma variação descontraída e não menos saborosa da salada. Petisco muito charmoso, a salada caprese no palito combina com qualquer tipo de evento, principalmente no verão. Nessa versão, o que muda é o tipo de tomate utilizado: entram em cena os tomatinhos.

Como fazer: Utilize o Tomate cereja orgânico Taeq, que tem o formato perfeito para a saladinha. Se quiser uma versão mais adocicada, experimente o Tomate pera orgânico Taeq. A montagem da caprese no palito é super simples: em palitinhos de madeira, espete os ingredientes intercalados. Depois, organize os espetinhos em um prato, tempere à gosto e regue com azeite, dos dois lados. Buon appetito!