Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sal de ervas: A melhor alternativa para deixar o seu prato temperado e saudável
Guia Culinário 01/06/2016

Sal de ervas: A melhor alternativa para deixar o seu prato temperado e saudável

Uma “pitadinha” a mais de sal… Pode? Até pode, se optarmos por opções mais saudáveis para temperar as nossas refeições. Buscar alternativas para diminuir a quantidade de sódio é essencial, principalmente quando essa ideia consegue trazer grandes nutrientes juntos. Esse é o caso do sal de ervas, uma possibilidade prática e que vai encher o seu prato de sabor!

A receita básica do sal de ervas é a seguinte: sal grosso, orégano, alecrim e estragão, todos batidos no liquidificador. Além de diminuir o teor de sódio da comida, a especiaria apresenta ações antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, que defendem o corpo, além de beneficiarem outros processos importantes do organismo, como explica a nutricionista Luana Vasconcelos:

O sal de ervas tem propriedades medicinais das ervas proveniente da ação fitoterápicas, as ações que mais se repetem dentro das ervas usadas são: digestivas, drenadoras, protetoras de fígado, moduladores do sistema imunológico. A sálvia, salsa e o tomilho, também podem ser boas opções para acrescentar no sal de ervas”, analisa a profissional, reiterando como o uso do sal de ervas é a melhor alternativa para evitarmos alimentos industrializados nos preparos dos alimentos:

“O consumo do sal de ervas evita o uso de temperos prontos para dar sabor aos alimentos, evitando assim ingestão desnecessária de corantes, conservantes e realçantes de sabor. Reduz ingestão de sódio, visto que a formulação desse sal é um pouco de sal para uma variedade de ervas”, argumenta a especialista.

Como podemos acrescentar o sal de ervas nas refeições?

Segundo a Dra. Luana, as melhores formas de acrescentar o sal de ervas na alimentação é substituindo o sal comum, tanto em preparações que irão para o aquecimento com a pasta de sal verde (feita com sal, ervas, alho, cebola…), quanto nas preparações frias com o sal “seco”, feito de sal e ervas previamente processados/ triturados.

Qual a importância de evitarmos o excesso de sódio?

O sódio é importante para a nossa saúde e indispensável na nossa alimentação, ele ajuda a manter o equilíbrio hídrico e o funcionamento regular das células do nosso corpo, mas, em excesso pode ser nocivo ao nosso organismo. Pessoas que sofrem com a pressão alta ou inchaço, por exemplo, devem diminuir consideravelmente a quantidade ingerida. Segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome o dobro do necessário:

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sal não deve ultrapassar 5 g por dia (1,7 g de sódio). O consumo médio do brasileiro é de 12 g diárias, ou seja, mais que o dobro da recomendação máxima“, divulgou a entidade.

Produtos relacionados