Saiba quais alimentos ajudam os principais sistemas do corpo a funcionar melhor

É importante ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e antioxidantes, para garantir o bom funcionamento dos sistemas do corpo
É importante ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e antioxidantes, para garantir o bom funcionamento dos sistemas do corpo

Buscar uma alimentação saudável é o primeiro passo para garantir equilíbrio ao nosso corpo. Afinal, tudo que ingerimos se reflete diretamente em nosso organismo - desde o sistema respiratório, digestório até o nervoso central. Por isso, é muito importante ter consciência dos alimentos que comemos para que tudo continue funcionando bem. Para que você saiba quais são os nutrientes mais indicados, a gente fez uma lista completinha com os alimentos que melhoram o funcionamento de cada sistema do corpo. Confira!

Vitaminas do complexo B fortalecem o sistema nervoso central

Se você quer fortalecer o sistema nervoso central, o mais indicado é consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Ou seja: carnes, ovos, feijão, cereais, brócolis, batata, abacate, oleaginosas (como as nozes e amêndoas) e muitos outros que você pode adicionar à dieta. A vitamina B1 (tiamina), por exemplo, aumenta a energia do corpo e auxilia o cérebro na absorção de glicose. A vitamina B3 também ajuda a nutrir o cérebro e deixar a mente mais tranquila, evitando problemas como a insônia. A ausência de vitaminas do complexo B pode levar ao cansaço, perda de memória, déficit de atenção e outros problemas no sistema nervoso. Substâncias como o cálcio e o magnésio também são fundamentais para a saúde do cérebro. Por isso, tente sempre consumir alimentos com esses nutrientes.

Fibras são essenciais para o sistema digestório

Quando se trata de fortalecer o sistema digestório do corpo, as fibras são os primeiros alimentos que vêm à mente. Isso porque elas prolongam o tempo de digestão dos alimentos, regulando o funcionamento do intestino. As insolúveis (geralmente presente nos cereais) ajudam a aumentar a velocidade intestinal, enquanto que as solúveis retêm mais líquido e retardam o processo de absorção dos carboidratos, prolongando a sensação de saciedade por mais tempo. Você pode encontrar esse nutriente em leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico), grãos, farelos, pães integrais e muitos outros alimentos. A ameixa é mais uma aliada do sistema digestivo: além de ser fonte de fibras solúveis, também é rica em ácidos orgânicos digestivos.

Dica extra: Para quem sofre com problemas de intestino, uma boa dica é recorrer aos chás digestivos, como os de hortelã, camomila, boldo e alecrim. Eles são bem leves, saborosos, estimulam a digestão e ainda te aquecem nos dias mais frios.

Alimentos ricos em vitaminas C, E e antioxidantes favorecem o sistema respiratório

Você sabia que existem alimentos que favorecem a saúde dos pulmões? Pois é, eles te ajudam a respirar melhor e garantem uma maior sensação de bem-estar. As vitaminas C e E, em especial, ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido, evitando gripes, resfriados e outras doenças que possam prejudicar os pulmões. Os alimentos ricos em antioxidantes também são fundamentais, pois têm propriedades anti-inflamatórias que estimulam o funcionamento pulmonar e garantem uma respiração mais tranquila.

Para que o sistema respiratório fique sempre fortalecido, a principal dica é manter uma dieta com muitas frutas: limão, laranja, acerola e outras opções cítricas que são ricas em vitamina C. Alimentos como o alho e o gengibre também atuam como anti-inflamatórios naturais - por isso, também vale super a pena incorporá-los ao seu cardápio.

Abacate e gengibre são ótimos para o sistema cardiovascular

Alguns alimentos também ajudam a garantir uma boa circulação sanguínea - em especial, o abacate e o gengibre, que atuam como antioxidantes e reguladores do colesterol no sangue. Por isso, a melhor recomendação é buscar receitas com esses dois alimentos: guacamole, que é feito a base de abacate ou avocado, sucos, smoothies, saladas e pratos diversos. O gengibre cumpre um papel superinteressante: por ser um excelente antioxidante, ele evita que os radicais livres oxidem o LDL (colesterol ruim) e, desse modo, também impedem que o colesterol acumule e prejudique a passagem do sangue pelos vasos. O mesmo serve para o abacate, que também ajuda a reduzir significativamente a taxa de colesterol ruim no sangue.

Dica extra: Frutas ricas em vitamina C ajudam na absorção de ferro pelo organismo, e por isso também são ótimas para prevenir doenças cardiovasculares.

Suco de limão e cranberry favorecem o bom funcionamento dos rins

A principal dica para manter o sistema urinário sempre saudável, sem dúvidas, é beber bastante água. Aquela velha regra de "2 litros por dia" é realmente muito importante para o funcionamento dos rins e a purificação do organismo. Mas além de se hidratar da forma correta, você também pode comer alguns alimentos benéficos. O suco de limão, por exemplo, é rico em vitamina C, antioxidantes e também ajuda a prevenir o surgimento de pedras nos rins. O cranberry também é uma frutinha aliada do sistema urinário: ela consegue eliminar as bactérias da bexiga (o que torna a urina mais ácida) e também é ótima para o tratamento de infecções urinárias. Outra dica interessante é montar uma dieta com alimentos antioxidantes, que também ajudam a evitar possíveis inflamações no sistema urinário.

Não esqueça: Além de ter uma dieta saudável, com todos os alimentos que favorecem os sistemas do corpo, é fundamental que você também se exercite com frequência. Atividades aeróbicas, como natação, corrida e caminhada, melhoram a respiração, digestão e garantem maior tranquilidade emocional.

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