Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba como usar as frutas em pratos salgados e deixe as receitas com mais sabor
Guia Culinário 15/08/2018

Saiba como usar as frutas em pratos salgados e deixe as receitas com mais sabor

Frutas realmente são alimentos doces? Por mais que tenham um sabor adocicado, essa ideia de elas não podem ser usadas como ingrediente em pratos salgados está equivocada. Afinal, além de a mistura agridoce ser deliciosa, elas acrescentam ainda mais nutrientes a qualquer receita. Mas se você não sabe como começar a inseri-las nos seus pratos não precisa se preocupar, pois nós vamos te dar algumas dicas para aproveitar a versatilidade das frutas e passar a usá-las em receitas salgadas.

Salada verde pode ter pedaços de manga ou de frutas ácidas

Tudo bem que em geral quando pensamos em saladas visualizamos logo vegetais folhosos, como alface e rúcula, mas quem disse que elas não podem ser preparadas também com frutas? A mais comum é a manga, que é cortada em tiras e misturada à salada tradicional, mas essa opção não precisa ser a regra. Abacaxi, kiwi e até morango são ótimas sugestões, já que são frutas cítricas que combinam muito bem com as hortaliças. Aqui basta acrescentar pequenos pedaços na salada e curtir a mistura agridoce.

Carne com molho de fruta fica ainda mais saborosa

Pode parecer meio estranha essa ideia de misturar carne com fruta, mas pense que ela pode estar presente no molho e não no preparo da proteína em si. Das sugestões mais comuns temos de laranja, maçã, maracujá e abacaxi. Outra opção é fazer uma calda com as frutas que você achar que combinam com a carne. Por fim, também é válido preparar uma banana frita e comê-la com a refeição.

Laranja com feijoada é uma combinação nutritiva

Um dos pratos mais típicos do Brasil é a feijoada, e ela só fica completa de verdade quando acompanhada de rodelas de laranja. Talvez você não saiba, mas essa é uma união é ótima para o nosso organismo! Isso porque a vitamina C, presente na fruta, tem como benefício ajudar na absorção de ferro pelo organismo. E uma das melhores fontes do mineral é justamente o feijão! Por isso, pode combinar os dois alimentos sem medo.

Farofa de banana é um ótimo acompanhamento para as refeições

E por falar em comida típica brasileira, a farofa não poderia ficar de fora dessa lista. Afinal, o prato é fácil de fazer e pode servir como acompanhamento para praticamente qualquer almoço. Inclusive, há versões sem carne que atendem vegetarianos e veganos, como é o caso da farofa de banana. Embora seja naturalmente mais adocicada que outros tipos, combina muito bem com o tradicional arroz com feijão.

Abacate é considerado salgado em vários países

Como muita gente aqui no Brasil gosta de tomar vitamina de abacate ou então comer a fruta com açúcar é comum associá-la ao doce. Só que em outros países a perspectiva é outra. Basta pensar que ele é o ingrediente principal do guacamole, prato salgado tipicamente mexicano. O abacate também pode ser consumido frito, usado como patê ou mesmo como molho para salada. Pois é, de uma forma geral ele é considerado mais salgado do que doce e não deixa de ser uma fruta por isso.