Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba como podemos reaproveitar as frutas sem desperdiçar seus benefícios
Guia Culinário 26/11/2015

Saiba como podemos reaproveitar as frutas sem desperdiçar seus benefícios

Banana, maçã, manga, laranja… Apesar de ser uma época próspera para plantar e colher ótimas e poderosas frutas, o verão necessita de diversos cuidados extras. As altas temperaturas fazem com que o alimentos também estraguem com mais rapidez. Por isso, além da conservação e manuseio correto dos ingredientes, para evitar o desperdício e aproveitar os melhores nutrientes, uma ótima saída é usar a criatividade culinária criando receitas deliciosas, como geleias, sobremesas e compotas.

Durante períodos de intenso calor, as frutas desidratam facilmente e por isso estragam mais rápidas, como explica a nutricionista Daniella Chein: “No amadurecimento já acontece uma mudança no metabolismo das frutas, por isso, dizemos que a melhor fase é quando a fruta está madura – quando o metabolismo está perfeito. Após essa fase, ela começa a deteriorar ou envelhecer e as perdas quantitativas de nutrientes correspondem à redução no peso do alimento por perda de água ou de matéria seca”.

Quando as frutas estão mais moles, com partes escurecidas, é um sinal de que já passaram do ponto e perderam não só o sabor, mas seus nutrientes. Quando a textura, cor e cheiro das frutas não sofrem tantas alterações é o tempo de reaproveitar. Para evitar de jogar fora um alimento que ainda tem nutrientes a oferecer conheça cinco alternativas deliciosas para incorporar a seu cardápio saudável:

Melhores alternativas para aproveitarmos as frutas

Geleia: Basta adicionar açúcar ou adoçante para forno e fogão e deixar cozinhar bastante tempo.

Bolos ou tortas: Depois de remover os pedaços escuros e amolecidos, basta picar e usar nas mais diversas receitas.

Compota: Aqui o alimento é cozido em açúcar, adoçante ou outro líquido (como água ou suco) e armazenado em potes de vidros herméticos.

Molhos ou caldas: Assim como é feito nos bolos e tortas, é só picar e utilizar normalmente em preparações molhos para carnes, com a manga, como um chutney, ou para uma calda se for doce.

Sorvete de fruta: Uma boa forma de conservar as frutas é congelá-las. Depois de congeladas, se batidas com iogurte natural ou um pouco de leite – de preferência desnatado – junto com açúcar ou adoçante, a fruta vira um sorvete cremoso e saudável.

Cuidados: É preciso lembrar de higienizar as frutas, eliminar todas as partes machucadas e se certificar que não há nenhuma contaminação. “As frutas deterioradas podem sofrer contaminação por fungos e bactérias. Os perigos de se consumir um alimento assim podem ser de uma simples dor de barriga até uma gastroenterite, que pode ocorrer ate 3 dias depois de ingerir o alimento ruim”, finaliza Daniella.