Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saia do edredom! Veja as melhores atividades físicas para se praticar no inverno
Movimente-se 20/06/2016

Saia do edredom! Veja as melhores atividades físicas para se praticar no inverno

O inverno começou, o frio aumenta, e aquela vontade de ficar embaixo do cobertor parece ideal para passarmos os dias, não é mesmo? Ledo engano! Apesar da preguiça que as temperaturas mais baixas provoca, é essencial mantermos nossas atividades físicas a pleno vapor. Por isso, saia já do edredom e veja algumas dicas e sugestões para driblar o frio, com exercícios indicados para essa época do ano!

Disposição e frio parecem duas palavras divergentes quando o assunto é praticar exercícios físicos, contudo, elas precisam estar em harmonia. Com o clima frio, nosso corpo necessita de constantes movimentos para manter a temperatura do corpo estável. Isso acontece porque o nosso organismo não suporta grandes variações em sua temperatura interna e o frio faz a capacidade do metabolismo diminuir, gerando maior retenção calórica. O professor de educação física William Ísel analisa as melhores atividades para se pratica no inverno:

“Mais indicados no frio seriam as atividades aeróbicas. O corpo necessita de maior gasto calórico, por isso no frio geralmente “petiscamos” mais, pois na verdade buscamos as calorias necessárias para manter a temperatura do corpo. Com isso, o ideal é aproveitar essa fase do ano e focar no aeróbico para queimar as calorias excedentes e buscar o melhor condicionamento físico”, destacou o profissional.

Atividades aeróbicas para praticar no inverno

Correr: Benéfico para a saúde mental e física, para a corrida não tem desculpas, você pode correr próximo a sua casa, em um parque, praia ou na rua. A atividade é uma das únicas que permite movimentar quase todos os membros inferiores (panturrilha, glúteos, quadríceps) e proporciona um fotalecimento corporal.

Andar de bicicleta: Condicionamento físico, equilíbrio e alívio do estresse, são algumas das vantagens da prática. Além de estimular o sistema imunológico ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias e previnir doenças crônicas como a obesidade, colesterol alto e reduzir os níveis de triglicérides.

Caminhar: A atividade ajuda a controlar a pressão, previne o diabetes, protege contra demência e ainda emagrece. Segundo estudos, bastam 30 minutos diários de caminhada para começarmos a sentir os benefícios que a prática pode trazer.

Dançar: Além de divertida, a dança é uma excelente aliada ao bem-estar e autoestima. A atividade auxilia na saúde do coração, na perda de peso, proporciona energia e melhora a flexibilidade, força e resistência do corpo.

Como ter uma prática de exercícios regrada mesmo no inverno?

Crie metas: Defina as atividades propostas a fazer e traçe o seu objetivo, organizando os seus horários com o trabalho, estudo e alimentação.

Foque nos resultados: Lembre-se de onde você deseja chegar e o que precisa para conquistar o que almeja. Tendo foco no seu objetivo será mais prazeroso de realizar.

Transforme o exercício físico em uma atividade do cotidiano: Estabelecer que é uma atividade a parte, não vai te ajudar, coloque na lista das suas atividades diárias comuns ou obrigações “assim como escovar os dentes ou mesmo dormir”, explica o professor.

Alimentação: Mantenha uma alimentação saudável e se hidrate (beba bastante água, sucos naturaus ou isotônicos) durante o perído de inverno também. “Criar uma rotina de treinos e aliar à alimentação nesse sentido, pois com a alimentação regrada, a possibilidade de “matar” treino é bem menor”, finaliza William.

* William Isél (CREF 037948 G/RJ) é professor de Educação Física especializado em musculação e treino de força.

Veja mais