Sacarose, glicose e frutose: as diferenças entre cada um desses açúcares

Glicose, frutose e sacarose são fontes de energia para o organismo
Glicose, frutose e sacarose são fontes de energia para o organismo

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os açúcares (ou carboidratos) são extremamente importantes e vitais para a nossa vida e, em hipótese alguma, nós devemos deixar de consumi-los! Eles podem ser encontrados especialmente em três formas diferentes: glicose, frutose e sacarose. Você com certeza já ouviu esses nomes por aí! Quer entender qual a diferença entre cada um deles? Então dá uma olhada na matéria que preparamos para você!

Glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo, mas deve ser consumida com parcimônia

Se você tem energia para trabalhar o dia inteiro, agradeça à glicose! Pertencente ao grupo de carboidratos simples (os monossacarídeos), esse açúcar é essencial para o bom funcionamento das nossas células e, consequentemente, para a vida dos seres humanos. É ele quem possibilita a respiração celular, a formação de outros açúcares superimportantes - como a maltose e a sacarose - e quem faz com que o nosso corpo consiga produzir uma boa reserva de energia (para aqueles dias de exercícios físicos intensos ou para os que viramos a madrugada finalizando os últimos detalhes da reunião do dia seguinte).

Mas, cuidado! A glicose também é conhecida por fazer parte do grupo de carboidratos simples (que elevam o nível de açúcar no sangue rapidamente) e o excesso ou a carência da substância podem desencadear algumas doenças sérias como a diabetes, a obesidade e a hipoglicemia. Os alimentos mais ricos nesse carboidrato são mel, açúcar, xarope de milho, arroz branco, farinhas, massas, pães, chocolate, e alguns vegetais (como a batata, a abóbora e a beterraba).

Frutose é o açúcar natural das frutas

Naturalmente doce e encontrada sobretudo nas frutas, a frutose é um outro monossacarídeo muito importante para o nosso organismo! Quando ingerida, ela é metabolizada e transformada em glicose, servindo, consequentemente, como fonte de energia para o nosso corpo. Por isso, também deve ser consumida moderadamente!

Sua principal diferença para os outros tipos de açúcares está na fórmula química e nas fontes alimentícias em que a substância pode ser encontrada (como frutas, cereais, leguminosas e vegetais). Contudo, ela vem sendo cada vez mais utilizada para adoçar alguns alimentos processados, como ketchup, mostarda e afins. Então, fique atento!

Sacarose é o açúcar utilizado para adoçar os alimentos

Sabe aquele açúcar branquinho que você normalmente usa para adoçar o seu café? Então, estamos falando justamente dele! Popularmente conhecida como açúcar de mesa, a sacarose é composta pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose - sendo, portanto, um dissacarídeo.

Apesar de ser um referencial de doçura, esse carboidrato não é tão doce quanto a frutose, mas pode ser encontrado em grandes quantidades na cana-de-açúcar e em praticamente todos os tipos de açúcares presentes no mercado - como o refinado, o cristal e o mascavo, por exemplo.

Receitas:
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