Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Romã: A fruta que combate o envelhecimento precoce das células. Descubra como!
Guia Culinário 26/09/2016

Romã: A fruta que combate o envelhecimento precoce das células. Descubra como!

Romã. É verdade que essa fruta exótica não faz parte da lista das mais consumidas ou conhecidas do Brasil, no entanto, se todos soubessem mais sobre os seus benefícios para a saúde, com certeza, a procura por ela, nas feiras e supermercados, seria bem maior. As últimas análises sobre esse alimento apontaram que os seus componentes nutricionais são tão poderosos que podem, até mesmo, ajudar a retardar o envelhecimento precoce das células, sabia? Entenda mais sobre essa incrível descoberta da ciência alimentar!

Um estudo feito por pesquisadores da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne e também da Amazentis SA Biotechnical Company, ambas localizadas na Suíça, chegaram a mesma conclusão de que um composto chamado “urolitina”, muito encontrado na romã, ajuda em todas as funções do organismo que retardam o processo de envelhecimento das células do corpo. De acordo com as publicações, essas urotilinas são produzidas por bactérias em nosso organismo na quebra de alimentos (romãs, nozes e frutas vermelhas) e, caso se comprove os seus efeitos em seres humanos, o consumo regular dessa substância pode aumentar a nossa expectativa de vida!

Isso mesmo! Além das questões estéticas, oferece uma pele mais limpa e jovial, por exemplo, ao conseguirmos manter as células saudáveis por mais tempo, o nosso corpo responderá com mais força às sobrecargas da idade, interferindo e muito em nossa expectativa de vida de uma maneira funcional, combatendo e prevenindo diversas doenças e enfermidades que a acontecem com o envelhecimento natural do organismo.

Mais benefícios da romã para a saúde

– Faz bem para o estômago: A casca da romã, além de suas folhas, são usadas para problemas digestivos, como a diarréia. A dica é beber um chá feito à base de suas folhas ou, até mesmo, na forma de suco.

– Faz bem o coração: O suco de romã, ingerido regularmanete, sem açúcar ou outros aditivos, é ótimo para manter o bom fluxo de sangue no corpo. Isso diminui consideravelmente os riscos de problemas no coração, como ataques cardíacos e derrames, por exemplo.

– Faz bem para o cérebro: Principalmente em mulheres em fase de menopausa, o consumo da fruta ajuda a superar sintomas relacionados à depressão. Ainda em relação às funções cerebrais, a Romã também melhora as funções cognitivas, reduzindo a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.

– Faz bem para os dentes: Quer um sorriso bonito? Coma romã! O sumo da fruta, juntamente com as suas propriedades anti-bacterianas e anti-virais, ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protege contra várias doenças orais.

Quais são as melhores maneiras de consumir romã no dia a dia?

Como toda boa fruta que se preze, a capacidade e versatilidade de consumo da romã gera diversas possibilidades culinárias. Desde crua, ao natural, comida integralmente, com casca e sementes, em formas de chás e sucos ou, até mesmo, acompanhando saladas e doces, o alimento pode potencializar ainda mais seus nutrientes quando unidos a outros bons ingredientes.