Risoto orgânico de quinua, abóbora e palmito

Fácil
40 minutos
4 porções
Risoto orgânico de quinua, abóbora e palmito

Comida italiana é sempre uma ótima pedida para almoços e jantares especiais! Clássico desta culinária, o risoto da receita de hoje mantém a versatilidade e o sabor especial, mas em uma versão leve e saudável. Que tal substituir o arroz por quinua?

Este grão, muito consumido na região dos Andes, é riquíssimo em proteínas e possui alto valor biólogo. Fonte de cálcio, ferro e ômega 3 e 6, a quinua contribui para fortalecer os ossos e os sistemas imunológico e cardiovascular. A sensação de saciedade e o bom funcionamento do intestino são outras vantagens da quinua, que é rica em fibras, assim como todo cereal.

É inevitável comparar a quinua com a aveia, mas em termos de gordura, a primeira leva a melhor. E apesar de terem o número de calorias equivalentes, a quinua ainda possui mais proteína que a farinha de trigo e o dobro de fibras.

A abóbora contribui para deixar a receita ainda mais saudável, repleta de vitaminas e colorida. Rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento das células, o legume também é ótimo para regenerar o pâncreas, baixar o colesterol ruim e relaxar os vasos sanguíneos. Além disso, os carotenóides em sua composição colaboram com a saúde dos olhos. Todas estas vantagens para a saúde com apenas 25 calorias a cada 100g.

E para dar um toque de mestre ao prato, é adicionado o palmito, que fornece diversos minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas, A, B e C, sendo também uma fonte de fibras. O palmito um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de fortalecer o sistema imunológico e diminuir a retenção hídrica. Para regular a pressão arterial, o potássio encontrado neste alimento é muito eficaz.

Com todos estes benefícios, vamos à receita! Nada melhor que um prato delicioso e saudável para uma refeição especial com a família!

Modo de preparo


Ferva o sachê de chá no caldo de legumes, retire o sache e reserve o caldo. Cozinhe a abóbora no vapor até ficar macia, sem desmanchar. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola, junte a quinua, despeje o vinho e mexa até evaporar. No fogo baixo e aos poucos acrescente o caldo de legumes quente.

Quando faltar um pouco para terminar o cozimento, junte o palmito, tempere com o sal e a pimenta. Desligue o fogo, misture levemente a abóbora e o cottage. Sirva em seguida e decore com folhas de salvia.

Informação Nutricional - 1 porção de 150g (1 prato raso )

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 193kcal 10%
Carboidrato 22g 7%
Proteína 12g 16%
Gorduras totais 7g 13%
Gorduras saturadas 0g 0%
Gorduras trans 0g **
Sódio 155mg 6%
Colesterol 0mg 0%
Fibra alimentar 3g 12%
Vitamina A 119mcg 20%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 3mcg 7%
Cálcio 63mg 6%
Ferro 3mg 21%
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