Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Rico em vitaminas, o morango é uma fruta poderosa! Veja 6 de seus benefícios
Guia Culinário 04/11/2015

Rico em vitaminas, o morango é uma fruta poderosa! Veja 6 de seus benefícios

O morango é uma das frutas mais poderosas e aproveitadas na culinária mundial! Funciona bem em geleias, compotas, sucos, sorvetes, doces e até preparações salgadas como saladas. Além de ser versátil, a variedade de nutrientes que carrega é enorme e os benefícios que trazem ao nosso organismo ainda mais. Quem diria que algo tão pequeno tivesse tamanha importância?

Se compararmos com outras frutas, a sua concentração de vitaminas e minerais é inversamente proporcional ao seu tamanho! Um dos componentes dessa “berrie”, de sabor doce e ácido, é a vitamina C, que atua na cicatrização, melhora a circulação e combate a anemia aumentando a absorção do ferro. Além dela, outras substâncias vitamínicas, como as do complexo B e a vitamina K, sais minerais como o magnésio, manganês, potássio e silício podem ser encontrados em sua composição:

“O morango é uma importante fonte de vitamina C, vitamina A, betacaroteno, folatos e fibras solúveis. Sendo assim, é uma fruta que tem ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e auxiliando no funcionamento do sistema imunológico. Além de ser antioxidante, o morango auxilia no aumento da saciedade, pois é rico em pectina, além de outras fibras solúveis“, revela o nutricionista Guilherme Rosa.

Os nutrientes que o morango oferecem são essenciais para o funcionamento equilibrado do nosso corpo, eles controlam desde a produção hormonal, processos inflamatórios, até o funcionamento do cérebro, e tudo isso com apenas 30 Kcal a cada 100 g – o que faz da fruta uma excelente opção como sobremesa ou lanche em dietas para perda de peso. Saiba mais sobre os poderes da “pequena notável”:

6 Benefícios do morango para a saúde

1. Deixa o coração no passo certo: O morango é uma das frutas mais ricas em antioxidantes, como a antocianina, que neutralizam os radicais livres e diminuem o risco de ataques cardíacos, além da pectina que reduz o colesterol e ajuda a prevenir outros problemas cardiovasculares.

2. Turbina e protege o cérebro: As antocianinas também beneficiam o cérebro, prevenindo a perda de memória , e a fisetina estimula seu funcionamento.

3. Forma um escudo protetor para o organismo: A fruta, por conta da quantidade de vitamina C que tem, fortalece o sistema imunológico, acelera o processo de cicatrização de feridas e ainda ajuda na absorção de ferro.

4. Cuida de todo o sistema digestivo: O ácido elágico encontrado no morango é capaz de Impedir a formação de tumores no aparelho digestivo e melhora as funções intestinais.

5. Equilibra e desintoxica o organismo: A fruta tem propriedades que ajudam a alcalinizar o sangue, equilibrando seu pH natural e facilitando a eliminação de toxinas do organismo.

6. Retarda o envelhecimento: As antocianinas e a vitamina C, junto com o silício, também evitam o envelhecimento da pele!