Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Resveratrol: substância encontrada no suco de uva pode melhorar seu sono
Guia Culinário 01/02/2022

Resveratrol: substância encontrada no suco de uva pode melhorar seu sono

Você deve ter ouvido falar em resveratrol, a substância famosa por combater fungos e bactérias no organismo. Mesmo que não conheça o nome, o nutriente provavelmente faz parte da sua rotina alimentar sem você saber. Afinal, o composto está presente no suco de uva integral e é comumente indicado para o cardápio devido às qualidades que apresenta. Pensando nisso, nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere para explicar para você quais são os benefícios do suco de uva, o que é resveratrol e como consumi-lo no dia-a-dia.

Suco de uva integral é bom para pele e combate doenças degenerativas

O que você sabe sobre os benefícios do suco de uva integral? Carolina afirma que consumir a bebida regularmente ajuda no controle do colesterol ruim no sangue e previne doenças cardiovasculares. Além disso, faz bem para a pele e tem ação antienvelhecimento para os tecidos do corpo. Incrível, né?

Seja o suco integral de uva ou suco de uva tinto, a nutricionista destaca que a bebida garante uma ótima recuperação muscular e é muito recomendada para relaxar os músculos após o exercício físico. E tem mais: o suco previne câncer e outros tipos de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Resveratrol: para que serve e como atua no organismo

Também é muito importante saber o que é e para que serve resveratrol. Carolina explica que “o resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas e no vinho tinto”. Portanto, trata-se de uma substância presente no suco de uva integral.

A especialista diz que o composto é fundamental para o combate de inflamações no organismo e radicais livres no sangue, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Mais do que isso, o fitonutriente também estimula a dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos, o que protege o coração.

Suco de uva integral antes de dormir: bebida melhora digestão e oxidação de gorduras

Já ouviu falar que suco de uva dá sono e oferece bem-estar durante a noite? Carolina menciona que, apesar de não haver uma relação direta da substância com o aumento da vontade de dormir, é possível que ela afete o organismo a ponto de facilitar e muito o descanso do corpo, pois ele influencia na digestão e tem ação noturna.

Além de ajudar a ter um sono mais tranquilo, o resveratrol ainda é recomendado para quem quer reduzir a gordura ruim do organismo. “Ele tem uma capacidade de aumentar o número de mitocôndrias nas células, organelas responsáveis pela oxidação das gorduras, o que ajuda no emagrecimento”, esclarece a nutricionista.

Saiba qual o melhor horário para tomar suco de uva integral e como consumi-lo

Não existe um horário específico para ingerir o resveratrol, mas há momentos em que o suco de uva pode fazer toda a diferença na alimentação. De acordo com Carolina, consumir a bebida no pré treino é uma excelente opção, pois o suco tem função vasodilatadora e melhora a performance durante a atividade física. Também pode ser consumido após o treino, com o objetivo de relaxar os músculos.

Além disso, a profissional sugere que o consumo seja feito com gorduras boas para diminuir o índice glicêmico do ingrediente. Um exemplo é aproveitar o suco de uva concentrado com gelo enquanto saboreia um mix de castanhas. Outra opção é turbinar o drink acrescentando canela e gengibre. Dica de ouro para a rotina, não deixe de fazer!