Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Requeijão caseiro vegano: benefícios da receita natural com inhame
Guia Culinário 16/02/2022

Requeijão caseiro vegano: benefícios da receita natural com inhame

Requeijão caseiro é uma delícia, mas você já experimentou a versão vegana feita com inhame? O queijo cremoso feito com o tubérculo é super saudável, nutritivo e não tem nenhum ingrediente de origem animal. Por isso, a receita de requeijão caseiro vegano é perfeita para os adeptos ao veganismo ou para quem deseja reduzir o consumo de leite e derivados. Vem conhecer o alimento e experimentar!

Como fazer o requeijão vegano de inhame

O requeijão vegano de inhame é uma receita super prática, simples e necessita de poucos ingredientes:

  • 500 g de inhame orgânico Taeq
  • 2 colheres de sopa de Azeite extra virgem orgânico Taeq
  • 1/2 Limão Tahiti orgânico Taeq
  • 1 dente de alho orgânico Taeq
  • Sal à gosto

Cozinhe o inhame descascado na panela de pressão por cerca de 15 minutos, até que ele fique bem macio. Espere esfriar e coloque o inhame cozido cortado em pedaços no liquidificador. Adicione o azeite, o limão, o sal, o alho e bata por cinco minutos. Seu requeijão cremoso está pronto para uso! Ele fica ótimo no pão francês integral e também pode ser usado em outras receitas veganas, como strogonoff, molhos e risotos.

O requeijão caseiro de inhame é um alimento muito nutritivo

O inhame é um tubérculo muito rico em nutrientes. Ele oferece diversos benefícios para a saúde por ser rico em fibras, proteínas, cálcio, ferro, fósforo, além das vitaminas C e do complexo B. Além disso, ele é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, o que o torna uma fonte de energia que não aumenta tanto o nível de glicose no sangue. Outro benefício é o suporte à saúde das mulheres, pois contém diosgenina, uma substância que ajuda no equilíbrio dos hormônios femininos. Por ser feita basicamente de inhame, a receita de requeijão vegano conta com todos os benefícios do tubérculo!

Receita de requeijão sem lactose tem sabor único e cremosidade de sobra

O requeijão de inhame não é só para quem é vegano, mas também é uma ótima opção para quem quer evitar o consumo de lácteos. Por não conter leite e derivados, a receita também é indicada para quem tem intolerância à lactose. O preparo não tem gosto forte de inhame e sua textura é aveludada e cremosa. Mas não espere um gosto idêntico ao requeijão tradicional! A versão vegana é uma ótima substituta por conta do sabor suave e consistência, mas possui um sabor diferente. Se desejar, você pode incrementar a receita com temperos e especiarias, como ervas finas e cebolinha, para deixá-la a seu gosto.

O requeijão caseiro de inhame é saudável e prático

Por ser feito com ingredientes naturais e sem a adição de conservantes, o requeijão caseiro de inhame é um alimento muito saudável e livre de substâncias processadas. É também uma receita diferente para incluir o tubérculo no cardápio de qualquer refeição. Só é importante armazenar corretamente e ficar de olho no prazo de validade, já que o requeijão caseiro dura menos por não conter conservantes. Após pronto, o requeijão vegano deve ser armazenado em um pote de vidro hermético para durar até 4 dias na geladeira. Você também pode congelar a receita por até 30 dias.