Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Repolho é bom para o intestino! Veja como esse vegetal age em nossa digestão
Guia Culinário 27/07/2016

Repolho é bom para o intestino! Veja como esse vegetal age em nossa digestão

Um dos vegetais mais antigos na alimentação da população brasileira, o repolho possui grandezas nutricionais poderosas e muito fundamentais para a nossa qualidade de vida. O alimento, extremamente versátil e adaptável nas mais diversas receitas culinárias, é um dos responsáveis por manter o nosso sistema digestivo em dia, melhorando as funções intestinais, além de ser um bom ingrediente para quem deseja emagrecer de forma plena, natural e saudável. Conheça mais sobre os seus benefícios!

Segundo a nutricionista Daniella Chein, as vantagens de incorporamos o repolho em nossa rotina alimentar são diretamente ligadas ao bom funcionamento do organismo e sensação de bem-estar. Além disso, o vegetal também é prático e econômico, podendo ser facilmente encontrado em mercados, hortifrutis e feiras, com um preço acessível. “O repolho está presente desde sempre na alimentação. É muito utilizado em saladas, cru, cozido ou salteado e até mesmo no vapor. O repolho é totalmente indicado para quem quer se alimentar bem sem ingerir muita caloria. Vale ressaltar que o bom e velho vegetal é fonte de vários nutrientes, dentre eles: Vitaminas A, B6 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio, carboidrato, ácido ascórbico, tiamina, riboflavina e niacina”, explica a nutricionista.

O repolho para a saúde do intestino

É possível encontrar uma alta concentração de fibras na composição do repolho. Isso dá ao alimento uma grande capacidade de auxiliar a nossa saúde intestinal. As fibras são responsáveis por proporcionar a saciedade, impedindo a fome excessiva, diminuindo o colesterol e fazendo com que o nosso intestino funcione corretamente. Segundo estudos, o repolho contém uma substância conhecida por glicosinolatos, que foi comprovada ser benéfica contra o câncer de intestino.

Além desse benefício, o repolho também contribui para diversas outras funções do organismo, como explica a Dra. Daniella: “O repolho é ideal para se manter no foco da dieta, pois contém pouquíssimas calorias, além dele fazer uma espécie de blindagem no organismo, protegendo-o contra infecções. Ele é bem conhecido por causar flatulência e dores abdominais, mas se ele for temperado durante o cozimento com ervas carminativas como a erva doce, cominho, camomila, hortelã, gengibre, louro, noz-moscada, erva cidreira ou manjericão, este efeito flatulento poderá ser amenizado ou ainda eliminado completamente”, finaliza.

Suco de repolho também é uma ótima opção para consumirmos o vegetal

Uma boa e muito utilizada forma para consumir o repolho e adicioná-lo na sua alimentação é prepará-lo como suco. Você pode acrescentar acompanhamentos como maçã, laranja, limão ou cenoura que proporcionarão um sabor mais agradável à bebida, ou, ainda, utilizar sementes ao seu gosto, como linhaça e chia, por exemplo. Estudos indicam o suco de repolho para a cicatrização de úlceras estomacais e também promove uma limpeza no aparelho digestivo, amenizando a constipação intestinal e limpa o cólon.

Além disso, o repolho acelera o metabolismo, beneficiando na queima de gordura. Portanto, é ideal para praticantes de atividades física ou mesmo para manter uma alimentação muito nutritiva.