Regule seu apetite com os alimentos ricos em vitamina B1

<strong>Cereais:</strong> Inclua na sua alimentação diária. São ricos em carboidratos complexos e fibras, dando energia para o organismo e ajudando no processo de digestão
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Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

Os alimentos fontes de vitaminas do complexo B são essenciais para o sistema neurológico, ativando a memória e a concentração. Além disso, esse nutriente colabora regulando os gastos de energia do organismo. A vitamina B1 por exemplo, é capaz de equilibrar e estimular o apetite após atividades físicas, sendo responsável pelo correto metabolismo dos carboidratos. Esta vitamina é conhecida também como tiamina, e é encontrada em diferentes alimentos como cereais integrais, carnes e oleaginosas. Com uma dieta saudável e balanceada, o organismo conseguirá as quantidades certas de vitamina B1, evitando que o corpo sofra algum dano com a sua carência.

"É muito necessária para o funcionamento dos nervos, dos músculos e do coração", conta a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila. Além disso, esse nutriente, ajuda na absorção dos carboidratos, principalmente da glicose, para fornecer a energia que o cérebro precisa diariamente.

Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina B1

Cereais integrais: Além de serem fontes de vitamina B1, são ricos em outras vitaminas do complexo B e vitamina E. Os minerais são bastante diversificados, esses cereais fornecem selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo para o organismo de quem os consomem. Além disso, eles são ricos em carboidratos complexos e fibras, dando energia para o organismo e ajudando no processo de digestão.

Carnes: Mais um alimento que fornece outras vitaminas do complexo B para o organismo. Entre elas estão a B2, B3 e B12, que ajudam no crescimento, no funcionamento do aparelho digestivo e na formação de glóbulos vermelhos no sangue. O consumo equilibrado de carne, como por exemplo se faz na dieta demetariana, ainda é uma ótima fonte de proteína, importante nutriente para a construção de músculos.

Ervilhas: Essa leguminosa tem pouca gordura e muita fibra, nutriente que ajuda a dar uma sensação de saciedade para o organismo. A ervilha também é fonte de mais vitaminas do complexo B e também fornece minerais para o organismo como fósforo, potássio e zinco. O ferro é outro mineral fornecido, sendo ele responsável para a formação da hemoglobina. Além disso, ele ajuda na manutenção do sistema imunológico e contribui para uma pele saudável.

Feijões: o feijão é uma leguminosa muito rica em nutrientes, fornecendo - além da vitamina B1 e de outras do mesmo complexo - proteínas, fibras alimentares e ferro. Este, além ter os benefícios vistos acima, são essenciais durante a gestação e a infância, sendo fundamental para um crescimento saudável. Outros minerais como cálcio, importante para a saúde óssea, e magnésio também estão presentes.

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