Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas saudáveis para a primavera: 8 pratos coloridos para saborear na estação
Guia Culinário 22/09/2017

Receitas saudáveis para a primavera: 8 pratos coloridos para saborear na estação

Ah, chegou a primavera… Período conhecido por lindos dias de sol e uma natureza viva pelas ruas, a estação também apresenta oportunidades incríveis para se comer bem. Os alimentos 100% naturais ganham destaques em uma safra super produtiva e de ótima colheita. Sendo assim, a época merece um cardápio especial, com pratos coloridos e harmoniosos, para contemplarmos em meio ao prazeroso clima da estação das flores. Veja 8 sugestões saudáveis e saborosas para você ampliar os seus dotes culinários!

O período da primavera vai de 22 de setembro a 21 de dezembro. Além das tradicionais flores, a terceira estação do ano também apresenta o ápice de muitos alimentos, tanto nas questões de sabor, quanto em suas composições nutricionais. Diversas frutas, legumes e verduras, entram em fases ideais de consumo e por isso devem ser aproveitadas de forma integral, nas mais diversas refeições. Abaixo, nós montamos um pequeno menu de primavera, com sugestões de receitas doces e salgadas, para serem degustadas no dia a dia.

8 pratos saudáveis para desfrutar na primavera

1 – Torta de brócolis com queijo branco e salmão defumado: Para quem quer um acompanhamento simples e prático de fazer, essa receita é ideal. Em apenas uma hora você terá uma preparação cheia de proteínas, que tornarão sua alimentação mais saudável e completa. O prato ainda é uma boa fonte de ômega 3, ácido graxo responsável por melhorar a saúde cardiovascular e potencializar o funcionamento do cérebro.

2 – Salpicão de cottage em pão de forma integral: Bateu aquela fome no meio da tarde e não sabe o que comer? Eis a solução! Rica em proteínas, essa receita é ideal para proporcionar saciedade e diminuir a fome no intervalo entre as principais refeições. Com a presença do queijo cottage, o lanche se torna uma boa fonte de cálcio, que também ajuda a fortalecer os músculos.

3 – Filé de terneiro com frutas: Se você é uma das pessoas que não podem ficar sem comer carne, o prato para aproveitar a primavera é combiná-la com as frutas. Elas são ricas em fibras alimentares e, por isso, proporcionam saciedade mais facilmente durante o consumo. O prato ainda é livre de lactose, sendo uma boa alternativa para as pessoas que possuem intolerância à substância.

4 – Mini pizza com massa de couve-flor: Quem foi que disse que pizza não pode ser saudável? Com um pouquinho de criatividade e equilíbrio com os ingredientes, esse lanche também pode se tornar uma boa opção. A massa da pizza pode ser preparada com a couve-flor, um dos vegetais que estão em alta no mês de setembro. O alimento é rico em vitamina C, substância capaz de fortalecer o sistema imunológico e deixar o nosso corpo livre de enfermidades e outras complicações.

5 – Salada de folhas com frutas e rabanete: Uma saladinha como entrada sempre cai muito bem, não é mesmo? E para combinar com a terceira estação do ano, nada como um prato bem colorido e altamente nutritivo. Além da salada de folhas verdes, que são boas fontes de potássio e ferro, adicionamos o frescor das frutas e o rabanete, que melhora o processo digestivo e ainda atua no controle da pressão arterial devido a presença dos agentes antioxidantes.

6 – Talharim com ricota e legumes: As massas são unanimidade, todo mundo gosta. Por isso, preparar uma massa integral com legumes é garantia de saciedade e muitos outros nutrientes presente nos vegetais. Para essa receita, a união de tomate, cebola e abobrinha dão cor e um sabor irresistível ao prato.

Pratos doces: sobremesas saudáveis e coloridas para a primavera

7 – Espeto de frutas orgânicas com molho de iogurte: Coloridas, nutritivas e refrescantes, as frutas são a cara da primavera. Por isso, uma das sugestões para comer bem nessa estação é o espetinho saudável, que pode ser servido como petisco, em um delicioso lanche ou na sobremesa. Composto por banana, morango, manga e abacaxi, a receita também contém hortelã e castanhas que deixam a combinação ainda mais saborosa.

8 – Creme de queijo com cookies e frutas vermelhas: Geralmente, as sobremesas são difíceis de resistir, por isso, ter uma opção saudável e nutritiva é a melhor forma de desfrutar esse momento sem peso na consciência. Preparada com frutas orgânicas, os nutrientes desses alimentos permanecem intactos, como os antioxidantes, que ajudam a prevenir as ações dos radicais livres no organismo. Além disso, a sobremesa é preparada com o queijo cottage, conhecido por possuir pouquíssimas calorias e contribuir com o controle de peso.