Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas para iniciantes: 8 sugestões práticas para começar na cozinha
Guia Culinário 06/09/2017

Receitas para iniciantes: 8 sugestões práticas para começar na cozinha

É um cozinheiro de primeira viagem? Não se preocupe, algumas receitas são tão simples que não exigem tantos dotes culinários assim. Além disso, nada como modo de preparo bem explicadinho para resolver todos os nossos problemas e inseguranças na cozinha. Confira algumas ideias bem fáceis e saudáveis para você surpreender no fim de semana.

Quem pensa que para cozinhar tem que ter um dom está muito enganado. Cozinhar também é habilidade! Para se dar bem basta um pouquinho de disposição e o tempero predileto das famílias: amor! Já parou para pensar porque as comidas de vó são tão irresistíveis? É muito treino e o prazer em cozinhar para os amados netos! Sendo assim, respire fundo, coloque um avental e mãos à obra!

8 receitas para iniciante surpreender na cozinha

1 – Waffle colorido com farinha de quinua: Se servir um café na cama especial é o seu plano principal, é hora de surpreender com uma receita fácil e deliciosa. Preparado com farinha de linhaça e de quinua, o prato se torna perfeito para proporcionar energia para começar bem o dia. Além disso, ingredientes saudáveis como salsinha e cenoura tornam o waffle colorido e acrescentam à receita uma boa fonte de fibras alimentares para o café da manhã. Em apenas 30 minutinhos você prepara 2 porções. Experimente!

2 – Legumes picantes com massa integral ao alho e azeite: Massa é um prato impossível de resistir e, se quer uma boa notícia, é extremamente fácil de preparar. A união de legumes e massa integral é uma boa alternativa de almoço saudável para quem deseja perder peso, já que são alimentos que fornecem os nutrientes ideais para melhorar o funcionamento do organismo e ajudam a proporcionar saciedade mais facilmente durante a refeição, como a abobrinha, cogumelo shitake e tomate.

3 – Tomate recheado com quinua e queijo branco orgânico: Sabe aquela receita vegetariana que não pode ficar de fora do seu cardápio? É o tomate recheado! Prático, rápido, saboroso e difícil não agradar. Para quem está começando é uma ótima forma para treinar. O prato ainda é fonte de proteínas, substâncias responsáveis por fortalecer o sistema imunológico e atuar no desenvolvimento dos músculos.

4 – Panqueca com bebida de soja, limão e hortelã: Seja para um lanche saudável ou até como sobremesa, as panquecas são alimentos versáteis que se encaixam em diversos momentos da alimentação. Nessa receita, a versão doce do prato é composta por frutas, complementos ricos em vitamina C, agente antioxidante que previne as ações dos radicais livres e o desenvolvimento de doenças. Preparada com farinha integral, a panqueca se torna uma boa aliada do intestino. Além disso, a hortelã traz um sabor refrescante e especial ao prato.

5 – Torta de brócolis com queijo branco e salmão defumado: O nome, inicialmente, pode até assustar, mas você só vai precisar de uma hora para preparar a torta e ver que de difícil a receita não tem nada! O brócolis, o queijo branco e o salmão são uma união de vitaminas e minerais que proporcionam saúde e bem-estar para o organismo. A receita também é livre de colesterol, sendo uma boa opção para quem precisa controlar os níveis no sangue.

6 – Salada de lentilha orgânica: Entrada perfeita para os dias em que as temperaturas estão mais altas e queremos um prato mais leve e, ao mesmo tempo, nutritivo. Salada não tem nenhum mistério: é cozinhar, temperar, juntar os ingredientes e servir, quer coisa melhor? O resultado é um prato rico em proteínas essenciais, fibras alimentares e livre de lactose ou glúten para os intolerantes.

7 – Pizza de frigideira integral de peito de peru e rúcula: Se preparar uma pizza parece coisa de outro mundo pra você, veja que surpresa: a pizza de frigideira fica pronta em pouquíssimo tempo e é uma versão saudável da preparação. Feita com farinha integral, ela é uma boa fonte de fibras alimentares, e quanto ao recheio, você pode sempre inovar e surpreender todos à sua volta.

8 – Salada de frutas com creme de manga: As saladas de frutas podem até ser uma preparação simples e muito comum, mas com um toque especial tudo se torna diferente. Para servir de sobremesa ou de lanchinho no meio da tarde, a receita é uma boa ideia e fica pronta em apenas 10 minutos. Incremente a sua com um delicioso creme de manga, uma fruta doce, altamente refrescante e nutritiva. Suas propriedades incluem o cálcio, ferro e zinco, minerais responsáveis pela saúde dos ossos, músculos e pela prevenção da anemia.