Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas funcionais: 6 opções práticas para você comer a qualquer hora do dia
Guia Culinário 23/11/2017

Receitas funcionais: 6 opções práticas para você comer a qualquer hora do dia

Sabe aquela hora em que a fome aperta? Então, ela existe, mas, não deveria existir. Quando sentimos muita vontade de comer é porque a nossa alimentação não está de acordo com as nossas demandas do dia a dia. Assim, a alimentação funcional chega como um divisor de águas para preencher essas carências. Feitas para suprir as necessidades nutricionais de cada pessoa, ela apresenta um cardápio diverso, saudável e saboroso para degustar sem culpa.

Seja na hora do trabalho, após um dia longo de reuniões, em momentos específicos antes e depois do almoço e jantar ou, até mesmo, como refeição principal do dia, as receitas funcionais tendem a compor, de forma equilibrada e saudável, as principais deficiências nutricionais que possam existir, de acordo com a individualidade e a necessidade de cada um. Por isso, podem ser simples sanduíches, saladas em potes, doces naturais ou pratos mais sofisticados, elas encaixam perfeitamente, independente do seu plano alimentar.

Veja, abaixo, 5 sugestões que apresentamos no Conquiste Sua Vida e que, com certeza, vão de acordo com o que você precisa. Para isso, basta clicar em cima dos nomes de cada receita para saber como preparar, além, claro, dos ingredientes necessários para compor essas refeições. Experimente!

O que comer quando estamos com fome? Varie no cardápio funcional e seja saudável

Tapioca com ovo mexido e requeijão: Quando falamos em um prato prático e saudável, a tapioca deve encabeçar qualquer lista. Perfeita para qualquer momento do dia, esse pequeno sanduíche, feito com a massa da mandioca, é super indicado para dietas de poucas calorias e restrições alimentares. Aqui, em nossa sugestão, nós podemos preparar um saboroso café da manhã, com um ovinho mexido e o requeijão light rico em fibras, para tornar o prato ainda mais nutritivo.

Sanduíche quente de atum com salada: Um bom “sanduba” também tem o seu valor na hora que queremos beliscar alguma coisa no dia a dia, não é mesmo? Por isso, a nossa opção é prática e muito prazerosa para degustar em um lanche intermediário ou, até mesmo, no final da noite. Feito com o atum, um dos peixes mais saborosos e nutritivos de todos – é uma rica fonte de ômega 3, por exemplo – ele também vem acompanhado de uma saladinha deliciosa de folhas verdes, repolho, palmito, rabanete e ovo, em uma camada de mostarda e mel.

Espaguete caseiro integral com rúcula, pimenta e cottage: Quem não resiste a uma boa massa, sabe o valor de um macarrão para preparar no dia a dia. E, se tratando desse ingrediente, o espaguete é um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros. Feita com o macarrão integral, essa refeição preserva bastante a quantidade de fibras alimentares, potencializando os valores nutricionais do prato. Além disso, com rúcula, pimenta e o queijo cottage, a receita possui acompanhamentos harmoniosos e muito saudáveis.

Iscas de carne de novilho no micro-ondas: Olha que possibilidade incrível para quem ama uma carninha? Basta ter um forninho micro-ondas perto de você para saborear uma dos cortes mais macios, suculentos e saudáveis de todos, que é o acém de novilho. Rica fonte de fibras, vitaminas e minerais, essa proteína ainda é acompanhada de molho curry, especiarias e temperos poderosos. Espere só 30 minutinhos que, logo, logo, essa delícia estará à sua disposição.

Acelga recheada com frango, quinua e palmito ao molho sugo: Totalmente livre de glúten, esse prato é um ideal para pessoas celíacas que desejam sabor e nutrição no dia a dia. A acelga é um vegetal é uma fonte natural de agentes antioxidantes, responsáveis pela proteção do sistema de defesa do organismo. Mas, o grande destaque mesmo fica para esse recheio. A combinação da proteína do frango com os poderosos grãos de quinua e palmito ao molho sugo, feito com molho de tomate e cenoura, é um explosão de sabores que só de olhar já dá água na boca!

E as receitas doces? O que podemos comer de sobremesa?

Claro que tem um docinho saudável para saborear em uma sobremesa fit ou, até mesmo, em um lanchinho da tarde. Essa é a nossa sexta sugestão: o delicioso “bolo de pote com creme de chocolate e frutas vermelhas”, que pode ser tranquilamente levado para o dia a dia de trabalho. Veja os seus benefícios:

Bolo de pote com creme de chocolate e frutas vermelhas: Os chocólatras de plantão ficarão hipnotizados ao ver essa maravilha à frente. Feito com o achocolatado em pó light, e ingredientes mais saudáveis, leves e nutritivos, ele é menos calórico e muito mais saboroso. Em relação às frutas vermelhas, o complemento desse doce fica ainda mais poderoso e repleto de nutrientes que auxiliam a dieta, favorecendo o emagrecimento natural.