Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas de inverno: 8 sugestões práticas e saudáveis para aquecer a sua estação
Guia Culinário 19/07/2017

Receitas de inverno: 8 sugestões práticas e saudáveis para aquecer a sua estação

O inverno no Brasil chegou para valer. E, junto com a queda brusca de temperatura, o clima frio parece aumentar ainda mais a nossa fome, não é mesmo? Por isso, normalmente nessa época, muitas pessoas deixam um pouco de lado os seus planos alimentares e se entregam às tentações dos pratos mais tradicionais da estação. Sendo assim, por que não juntar o útil ao agradável e unir essa fome com a vontade de comer, de maneira saudável, nutritiva e, claro, prazerosa? Veja, dentre as nossas sugestões de receitas que passamos semanalmente, algumas opções perfeitas para aquecer o corpo e fortalecer o organismo sem, necessariamente, abrir mão do sabor.

O cardápio de inverno é destacado pela presença de pratos quentes ou mornos, além de bebidas que estimulam a temperatura do organismo. Especiarias, molhos e temperos e os alimentos termogênicos, são exemplos de ingredientes típicos da época, que, além de terem aromas e sabores incríveis, trazem uma boa sensação de aquecimento do corpo. As fontes de agentes antioxidantes, principalmente os mais ricos em vitamina C e sais minerais, também são importantes no combate às enfermidades, como gripes e resfriados, tão comuns no período.

Sopas, caldos e cremes: Tradicionais companhias para o inverno

Dentre as receitas típicas do período de inverno, as sopas, os caldos e os cremes, são exaltados até mesmo em festivais por todo o país. Extremamente práticos e rápidos de preparas, eles possuem variações incríveis, agradando os paladares mais aguçados. Dentre as nossas sugestões, podemos destacar:

– Sopa de abóbora em cubos com tofu grelhado

– Caldo de frango com legumes e batata doce

– Creme de brócolis com amêndoas

Salada morna: Opção saudável para acompanhamentos no inverno

Salada é um prato que cabe a toda hora e em qualquer lugar, mas, tradicionalmente durante o inverno, ela é deixada um pouco de lado no dia a dia. Para manter essa importante união de sabores e nutrientes, existe as saladas mornas, que também ajudam a aquecer a temperatura do corpo e manter a dieta saudável. Veja a nossa deliciosa opção:

– Salada morna de lentilha

Lanches e sobremesas para o inverno: Mais sabor com menos calorias

A nossa vontade comer um docinho no inverno aumenta bastante. Por isso, a hora dos lanchinhos da tarde ou das sobremesas são ansiosamente aguardadas às “formiguinhas” de plantão. Para caprichar, nossas sugestões, além de saborosas, são menos gordurosas, calóricas, livre de glúten, lactose e produtos processados, usando ingredientes integrais e orgânicos. Confira:

– Mingau de aveia com framboesas congeladas e biscoito integral de morango

– Frutas grelhadas com mel e castanhas

Bebidas quentes para o inverno: Opções deliciosas de amenizar a temperatura do corpo

Tirando o tradicional cafezinho ou os chás, as bebidas quentes só fazem parte do dia a dia do brasileiro em épocas de frio, como o inverno. O chocolate quente, por exemplo, é uma das iguarias que as pessoas esperam ansiosamente pela estação, para poder tomar tranquilamente. Veja as nossas duas opções

– Chocolate quente com laranja

– Chocolate quente com bebida de aveia e especiarias