Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 14/07/2021

Receita de pão de tapioca caseiro para quem tem intolerância ao glúten

Que tal uma receita de pão de tapioca caseiro para incluir na sua dieta sem glúten? Boa parte da culinária brasileira é baseada em derivados do trigo. Pães, pizzas, bolos e outras massas são exemplos de elementos ricos em glúten que estão fortemente presentes na alimentação do cidadão brasileiro. As pessoas com intolerância à substância são as que mais sofrem com a falta de variedade de pratos no cotidiano, mas existe um ingrediente em específico que pode ajudar a resolver esse problema: a tapioca! A versão granulada do alimento é uma opção riquíssima e muito versátil que pode substituir a farinha de trigo em diversas receitas. Se você tem intolerância a glúten, veja agora como preparar pão de tapioca caseiro para comer sem preocupações!

1. Separe os ingredientes antes de começar a receita

Antes de mais nada, separe todos os ingredientes necessários para o preparo da receita. Essa organização prévia agiliza a produção e evita bagunças na cozinha. Você vai precisar de 300 g de tapioca pronta, 2 xícaras de chá de leite integral, 2 ovos (sendo 1 apenas a gema), 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, 2 colheres de chá de açúcar de coco (ou xilitol) e sal a gosto. Para quem gosta de queijo e quer dar um gostosinho a mais ao prato, também é possível adicionar 1 colher de sopa de mozzarella de búfala Taeq.

2. Espalhe a tapioca pronta em uma forma e leve ao forno

A etapa inicial dessa receita de tapioca visa deixar os grãos bem sequinhos para que sejam hidratados posteriormente. Em uma forma ou assadeira, espalhe a tapioca granulada com o auxílio de uma colher e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. A temperatura deve estar em torno de 180°C. Após o tempo estimado, retire a tapioca do forno. Ela vai estar como uma casquinha, quebre-a com a ajuda da colher e reserve.

3. Misture o resto dos ingredientes no liquidificador e adicione a tapioca em seguida

Coloque 1 ovo, o leite, o sal e as colheres de azeite e de açúcar no liquidificador e bata bem, até formar uma mistura homogênea. Assim que estiver bem uniforme, despeje o líquido em um recipiente grande e adicione a tapioca. Misture completamente e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Nesse tempo, os grãos serão hidratados para formar um pão bem fofinho e saboroso.

4. Sove a massa e modele o pão de tapioca no formato que preferir

Após o tempo estipulado, sove a massa com as mãos para atingir o ponto de modelar. Em seguida, divida a massa entre 10 e 12 pedaços e modele no formato que desejar (redondo, bisnaga, triângulo, quadrado etc.). Use a gema para pincelar os pães!

5. Forre o tabuleiro com papel manteiga e leve os pães ao forno

Para não untar a forma com farinha, use papel manteiga para cobrir o tabuleiro e impedir que a massa grude na assadeira. Preaqueça o forno a 200°C por 5 minutos. Enquanto isso, coloque os pães modelados na forma separadamente para evitar que grudem entre si. Depois, é só levar a massa para assar no forno por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem dourados. Acompanhe o processo com atenção para não deixar queimar. Agora, é só aproveitar esse pão de tapioca caseiro e livre de glúten!