Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receita de babaganuche é saborosa! Aprenda como fazer esse prato árabe
Guia Culinário 04/11/2020

Receita de babaganuche é saborosa! Aprenda como fazer esse prato árabe

Que tal aprender a fazer um prato árabe bem nutritivo e saboroso para incluir na dieta? O babaganuche (ou baba ganoush), para quem não conhece, é basicamente uma pasta feita à base de berinjela e tahine que é ótima para o lanche. Ela pode ser servida com diferentes tipos de pães (árabe, integral, francês, de forma e outros) ou torradas. Para te incentivar a experimentar comidas de diferentes culinárias, nós separamos uma receita de babaganuche bem simples. Confira!

Como fazer babaganuche?

A principal dica para fazer uma receita de babaganuche bem nutritiva e saborosa é apostar, de preferência, em vegetais orgânicos e acrescentar os temperos de sua preferência (como salsinha, cebolinha e pimenta). Além de ser um prato simples, o baba ganoush dura bastante na geladeira e funciona como ótimo aperitivo em festas e eventos.

Ingredientes

– 2 berinjelas médias

– 2 ou 3 colheres de sopa de molho de tahine

– 1 dente de alho amassado

– Sumo de ½ limão

– Azeite e salsinha a gosto

– ½ pimenta dedo-de-moça picada (opcional)

Para começar, lave bem as berinjelas e leve-as para assar (inteiras e com casca) no forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos. Retire-as do forno apenas quando as cascas estiverem enrugadas, ok? Em vez de usar o forno, você também pode cozinhar as berinjelas na airfryer (fritadeira elétrica) a 180°C por 25 minutos – o que é ótimo para economizar tempo! Nos dois casos, lembre-se de virar as berinjelas durante o preparo para que todos os lados da casca fiquem bem assados.

Depois de cozinhar as berinjelas, corte-as ao meio e retire a polpa. Em seguida, coloque-a em um processador ou liquidificador junto com o sumo de limão, o alho amassado, o molho de tahine e bata até que a mistura fique homogênea. Em seguida, transfira para um recipiente, acrescente o azeite e a salsinha a gosto e, se desejar, ½ pimenta dedo-de-moça picada. Misture bem e prontinho! A nossa sugestão é servir o babaganuche com torradinhas ou pães árabes.

Babaganuche é rico em fibras vitaminas do complexo B, antioxidantes e diferentes minerais

Além de ser um lanche bem saboroso e fácil de preparar, o babaganuche é altamente nutritivo e muito indicado para compor dietas mais saudáveis. A berinjela, em especial, tem alto teor de fibras que garantem mais saciedade e ajudam no controle do colesterol e do índice glicêmico. O vegetal também é rico em vitaminas do complexo B e minerais (como ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio) indispensáveis para a saúde dos sistemas nervoso, cardiovascular, ósseo e muscular. O baba ganoush, de uma forma geral, é fonte de antioxidantes que fazem bem para a pele e imunidade. Outro fator interessante é que o lanche também pode ser incluído na alimentação de veganos e vegetarianos. Fica a dica!