Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receita de aveioca é vegana e deliciosa! Como prepará-la com recheios variados
Guia Culinário 26/01/2021

Receita de aveioca é vegana e deliciosa! Como prepará-la com recheios variados

Você sabia que é possível preparar receitas veganas e vegetarianas bem saborosas à base de aveia? Além de ser rico em fibras, proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, esse ingrediente é bem versátil e pode compor diferentes pratos. A aveioca, por exemplo, é uma receita bem simples que pode ser servida tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde. Aqui, nós ensinamos como preparar uma receita de aveioca simples e possíveis recheios para acompanhá-la. Vale a pena conferir!

Como fazer aveioca?

É importante destacar que existem diferentes versões de receita de aveioca – algumas são mais simples (feitas apenas com flocos de aveia e água) enquanto outras são mais elaboradas (compostas por flocos de aveia, ovo, orégano e outros temperos). Confira o passo a passo que separamos:

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de aveia em flocos Taeq

– 2 colheres de sopa de água

– Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto (para receitas salgadas)

Para preparar, misture os flocos de aveia e a água com uma colher, adicione o sal, a pimenta e o orégano a gosto (opcional), misture mais um pouco e reserve por uns 5 minutos. Despeje a mistura em uma frigideira antiaderente, formando um tipo de panqueca, e deixe fritar dos dois lados. Depois é só servir com o recheio de sua preferência!

Obs.: Caso você queira fazer uma aveioca mais incrementada, uma boa dica é adicionar 1 ovo à receita (basta misturá-lo com os outros ingredientes e depois fritar normalmente). No entanto, essa é uma versão apenas vegetariana – e não vegana – do prato. Além disso, caso o objetivo seja preparar uma aveioca com recheio doce, a nossa sugestão é não usar sal, pimenta e orégano na massa (apenas os flocos de aveia e a água).

Quais as melhores opções de recheio?

Variar no preparo de recheios para aveioca é uma ótima forma de diversificar na alimentação diária. Para fazer uma receita salgada simples, por exemplo, você pode usar queijo minas, tomate cereja e orégano, que fica uma delícia! Também é possível fazer uma pasta de atum ou de frango desfiado com requeijão, caso a ideia seja apostar em algo mais incrementado.

Já para fazer uma aveioca doce, você pode usar uma banana cortada em rodelas, esquentada no micro-ondas e servida com canela em pó a gosto. Outra alternativa interessante é fazer um mix de morangos picados (ou frutas vermelhas) com iogurte natural. Essa são algumas alternativas saudáveis, nutritivas e simples de fazer no dia a dia.