Rabanadas light: aprenda a preparar uma versão saudável desse prato natalino

Fácil
15 minutos + tempo de forno
5 Porções – Peso total 300g
Rabanadas light: aprenda a preparar uma versão saudável desse prato natalino

Não tem jeito: rabanada é a cara do Natal. Tudo bem que elas podem ser preparadas em qualquer época do ano, mas a graça mesmo é comer uma boa porção ao lado da família durante a ceia natalina. O problema é que ela pode ser muito gordurosa para quem está tentando seguir uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. Se esse é o seu caso, que tal apostar na rabanada light? Ela é superfácil de fazer, além de ser uma delícia! Aprenda o seu passo a passo e curta o Natal sem medo de abrir mão da sua dieta pessoal!

Modo de preparo

- Bata bem ovo, misture o leite e o açúcar;

- Passe as fatias de pão na mistura e em seguida nas castanhas;

- Disponha em uma assadeira, leve ao forno até dourarem;

- Na hora de servir, regue com fio de mel;

- Sirva com cerejas ou morangos ou figos.

Além de ajudar a adoçar, o mel é um ótimo antioxidante

Para quem quer passar a reduzir o uso do açúcar, o mel pode aparecer como uma ótima opção, já que consegue adoçar e ainda traz o bônus de ser mais saudável. Afinal, ele aumenta a imunidade do organismo por possuir vitaminas A e C, além das do complexo B, em sua composição. Com isso, é um ótimo antioxidante, combatendo os radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico.

Portanto, não é de se espantar que seja um ingrediente muito usado em receitas caseiras contra doenças como gripes e resfriados. Mas isso não ocorre apenas devido às suas vitaminas! Isso porque o mel também possui efeito expectorante, reduzindo tosses por descongestionar as vias nasais e ajudar o corpo a respirar melhor.

Além disso, é um prebiótico, o que significa que ajuda no crescimento da microbiota intestinal. Com isso, permite que o intestino funcione melhor e evita problemas relacionados a esse órgão, como a constipação. Por fim, o mel também é rico em minerais, como cálcio e potássio, ajudando a evitar a osteoporose e a equilibrar os níveis de água no corpo.

Castanha do Pará traz diversos benefícios para o corpo

Outra característica que diferencia a rabanada light da sua versão tradicional é a presença da castanha do Pará na receita! Mas não pense que ela apenas foi incluída para dar um gostinho mais especial, já que o ingrediente é um dos responsáveis por tornar o preparo da rabanada mais saudável. Afinal, é rico em minerais como fósforo, magnésio e selênio, que ajudam, respectivamente, na produção de energia, a tratar a pressão alta e a melhorar a saúde cerebral. Sem falar que o alimento reduz o colesterol ruim (LDL) e ainda combate o hipotireoidismo.

Rabanada light é uma receita que não possui lactose

Para quem é intolerante à lactose, temos uma boa notícia: a rabanada light está na lista de alimentos permitidos! Isso porque o leite utilizado para o seu preparo não possui esse composto químico, que não é digerido por pessoas que têm deficiência da enzima lactase. Além disso, mesmo os que não possuem nenhuma intolerância não vão perceber essa pequena diferença na receita. Estão pode preparar a sua rabanada light e surpreender a família com essa explosão de sabor na sua ceia de Natal!

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 179Kcal ou 752Kj 9
Carboidrato 20g 7
Proteína 6g 8
Gorduras totais 8g 15
Gorduras saturadas 0,7g 3
Sódio 22mg 1
Colesterol 41mg 14
Fibra alimentar 0,6g 2
Vitamina A 24mcg 4
Vitamina D 0,3mcg 6
Vitamina C 2,6mg 6
Cálcio 63mg 6
Ferro 1,4g 10
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