Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quiropraxia: o que é e como funciona esse método reconhecido pela OMS
Movimente-se 11/03/2019

Quiropraxia: o que é e como funciona esse método reconhecido pela OMS

Você já ouviu falar na quiropraxia? Criado nos Estados Unidos em 1895, o método tem como objetivo corrigir problemas no sistema locomotor, o que inclui músculos e ossos. Com isso, promete resolver desordens na coluna e aliviar dores de uma forma geral. Embora sua prática seja considerada por muitos uma medicina alternativa – o que faz muita gente ter receio em adotá-la – ela é reconhecida filiada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Quer entender melhor do que essa prática se trata? Nós listamos as dúvidas mais comuns para você não cair em nenhuma lenda urbana sobre a quiropraxia. Dá uma olhada:

O que é a quiropraxia

De acordo com o site da Associação Brasileira de Quiropraxia, o método não consiste simplesmente em massagens que farão os músculos relaxarem. Na verdade, ele é bem mais completo, já que trabalha desde o diagnóstico da dor até o tratamento e a prevenção de problemas futuros. “Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações”, afirma o site da associação.

A ideia é que o problema seja corrigido sem a necessidade de apelar para uma cirurgia ou o consumo de qualquer tipo de remédio. Aqui, tanto a coluna vertebral quanto o sistema nervoso são considerados essenciais para a resolução da desordem, seja ela qual for. A ideia é que ela seja ajustada apenas pelo movimento das mãos de um quiropraxista, e por isso sua formação precisa ser completa para evitar submeter o paciente a qualquer tipo de risco.

Qual a formação de um quiropraxista

Talvez agora você esteja se perguntando qual a formação de um quiropraxista. Então saiba que não, ele não fez nenhum curso, como ocorre com a massagem, mas sim uma formação superior! Pois é, é preciso ter bacharelado em quiropraxia para poder atuar na área. Durante o curso, o profissional vai adquirir um largo conhecimento na área de saúde, o que inclui não só anatomia e biomecânica como também neurologia e até radiologia. Inclusive, ainda de acordo com o site da Associação Brasileira de Quiropraxia, ela “está hoje entre as três maiores profissões na área de saúde (Medicina, Quiropraxia e Odontologia) na América do Norte e Europa”.

Quais os benefícios da quiropraxia

Além de tratar problemas na coluna, a quiropraxia também cuida de outras áreas do corpo na qual existe uma dor muscular, como braços e pernas. Entre os listados pelo site da associação temos: problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo; tensão muscular; dores no pescoço, na lombar na cabeça; e hérnia de disco. Além disso, é possível que a prática melhore o bem-estar do paciente como um todo, fazendo com que ele durma melhor e tenha os seus níveis de estresse reduzidos, por exemplo.