Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quinoa em grãos: 6 benefícios desse alimento para a saúde
Guia Culinário 07/01/2022

Quinoa em grãos: 6 benefícios desse alimento para a saúde

A lista de benefícios da quinoa é tão grande que o grão é considerado o mais completo da alimentação. Ela é muito rica em todos os nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além de tantos benefícios para a saúde, a quinoa também é versátil e pode ser consumida de diferentes formas.

A quinoa em grãos é um cereal muito pequeno mas que carrega uma grande carga nutricional, sendo facilmente adicionada a qualquer prato. Não é à toa que hoje muitas pessoas optam por incluir esse alimento nas refeições como forma de garantir uma dieta mais saudável. Com tantos nutrientes, a quinoa em grãos tem impacto muito positivo na saúde. Quer saber quais os benefícios da quinoa em grãos no seu corpo? Confira a seguir!

A quinoa em grãos é rica em proteínas que ajudam no fortalecimento muscular

A quinoa em grãos é um alimento extremamente rico em proteínas. Nela, estão presentes todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Como o objetivo das proteínas é atuar na formação e fortalecimento de músculos, podemos dizer que a quinoa é um alimento ideal para quem pratica exercícios físicos. Implementar a quinoa em grãos na dieta ajuda o corpo a ganhar massa magra e ainda dá mais força durante atividades físicas.

Ao comer quinoa, benefícios como redução da glicose e gordura no corpo são perceptíveis

A quinoa possui um índice glicêmico baixo. Muito rica em fibras, o grão de quinoa faz a glicose ser liberada mais lentamente no sangue. Quando isso acontece, não ocorrem picos glicêmicos, o que aumenta a sensação de saciedade e regula os níveis de açúcar no sangue. Ao comer quinoa, as fibras ainda ajudam a melhorar o fluxo intestinal e também faz diminuir o acúmulo de gordura no corpo. Ou seja, comprar quinoa em grãos é uma ótima ajuda para quem quer perder gordura e, ao mesmo tempo, ganhar massa magra.

Os benefícios da quinoa incluem melhora na sistema imunológico

Além de ter proteínas e fibras como benefícios, quinoa ainda é muito rica em vitaminas e minerais. Seus grãos tem uma grande concentração de vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, na quinoa em grãos, benefícios à saúde também estão relacionados à presença de vitaminas C e E. Elas atuam principalmente no sistema imunológico, mantendo o organismo muito mais protegido contra doenças.

A prevenção de doenças nos ossos é mais um dos benefícios da quinoa em grãos

Os benefícios da quinoa para a saúde do corpo também incluem a prevenção de doenças ósseas. O grão é muito rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio, os principais para o fortalecimento dos ossos. A ingestão de quinoa em grãos, portanto, ajuda a evitar doenças que podem surgir com o enfraquecimento do osso, como a osteoporose. Por isso, comprar quinoa em grãos é muito indicado para idosos, que costumam sofrer mais com esses problemas.

O consumo de quinoa em grãos diminui o colesterol e evita doenças no coração

Você já deve ter percebido que ao comer quinoa, benefícios para o corpo são muito variados. Além de melhorar o sistema nervoso, o sistema imunológico e fortalecer músculos e ossos, esse grão ainda previne doenças cardíacas. O grão de quinoa é rico em ômega 3 e ômega 6, ácidos graxos que têm um papel fundamental na redução do colesterol ruim (o LDL). A concentração elevada de LDL no organismo é uma das principais causas de doenças cardíacas. Como a quinoa em grãos reduz essa quantidade, evita também o aparecimento dessas doenças.

A quinoa em grãos é a opção perfeita para dietas veganas e sem glúten

Um dos melhores benefícios da quinoa em grãos é que ela não tem glúten! O alimento pode ser consumido por qualquer pessoa, mesmo aquelas que são celíacas. Com tantos benefícios, quinoa em grãos também é a opção perfeita para dietas vegetarianas e veganas, já que contém todas as proteínas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Sabendo quais os benefícios da quinoa, não perca tempo e adicione esse alimento na sua dieta para ter uma vida mais saudável.