Quiche de alho-poró e cenoura

Fácil
1 hora + tempo de forno
12 poções
Quiche de alho-poró e cenoura

Já pensou em fazer uma quiche mais saudável para comer no almoço ou jantar? O segredo para isso é usar ingredientes orgânicos e integrais, que acabam sendo mais nutritivos. Para te inspirar a fazer uma comidinha mais leve, separamos uma receita de quiche com recheio de alho-poró e cenoura - a massa é feita a partir da farinha integral e fica uma delícia. Dá uma conferida!

Modo de preparo

Massa

Em uma tigela, peneire a farinha, junte os flocos de quinoa, a manteiga, o ovo, o iogurte e o sal;

Trabalhe a massa, faça uma bola e embrulhe em plástico filme;

Leve à geladeira por 20 minutos.

Recheio

Em uma panela, aqueça o azeite, refogue o alho-poró e a cenoura e tempere com o sal e pimenta;

Deixe esfriar;

No liquidificador, bata o creme de ricota, os ovos e o leite;

Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma de 22 cm de diâmetro com fundo removível;

Espalhe o refogado de alho-poró e por cima coloque a mistura batida;

Asse no forno preaquecido a 180 graus até dourar.

Alho-poró é rico em vitamina C e fibras

Além de ser um ingrediente bem saboroso e versátil (dá para fazer torta, bolinho, creme, farofa e risoto a partir dele), o alho-poró também é rico em substâncias fundamentais para o nosso organismo. Uma das principais vantagens é o fato de ele ser rico em vitamina C, um antioxidante natural que fortalece o sistema imunológico. Além disso, o alho-poró também é uma fonte importante de fibras, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL) e no bom funcionamento do intestino. Ele também é um ingrediente diurético e vasodilatador, de modo que auxilia no controle da pressão arterial.

Cenoura é fonte de betacaroteno e vitamina A

Você já deve ter ouvido falar em como a cenoura faz bem para a saúde da pele, do cabelo e até mesmo dos olhos. E isso realmente é verdade, pois ela possui betacaroteno - um pigmento alaranjado, que também é um dos principais antioxidantes que existem. Ele ajuda a combater a atuação dos radicais livres no corpo, retardando o envelhecimento da pele e concedendo um aspecto mais bronzeado e saudável. Por ser rica em vitamina A, a cenoura também faz bem para a saúde dos olhos, evitando doenças relacionadas à visão.

Ovos são ricos em proteínas e vitaminas do complexo B

Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem? Isso porque ele é fonte de proteínas, vitaminas e minerais que são fundamentais para a saúde do corpo. A gema, por exemplo, contém as vitaminas A, D, E, ácido fólico, ômega 3 e proteínas - importantes para a saúde dos músculos e do sistema cardiovascular. A clara, por sua vez, funciona como fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde mental, de modo que também auxiliam no tratamento da depressão, ansiedade, fadiga e estresse.

Farinha integral contém mais fibras e nutrientes

O grande diferencial da farinha integral é que os seus grãos não passam pelo processo de refinamento (como ocorre com a farinha branca) - por isso, ela contém mais fibras, vitaminas, minerais e nutrientes de forma geral.

Incorporá-la à sua alimentação diária é uma das melhores coisas que você pode fazer! Isso porque ela garante uma sensação de saciedade por mais tempo, auxilia no processo digestivo e fornece vitaminas fundamentais. Além disso, farinhas integrais possuem triptofano, que é um aminoácido fundamental para a síntese da serotonina (o "hormônio da felicidade").

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