Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quibebe de abóbora e de mandioca: como preparar esse prato de origem africana
Guia Culinário 02/08/2019

Quibebe de abóbora e de mandioca: como preparar esse prato de origem africana

Receita presente em várias culinárias típicas brasileiras, de norte a sul do país, o quibebe é uma espécie de purê temperado. Apesar de sua versão mais popular ser feita com abóbora, o prato também pode ser preparado com mandioca – sendo esse mais popular na região Sudeste do Brasil, como nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Embora sua origem seja controversa, uma coisa é certa: o quibebe teve fortes raízes africanas, sendo os escravos sulistas os seus principais difusores pelo nosso território. Hoje, a deliciosa receita é famosa não só no Rio Grande do Sul, mas também em diversas casas brasileiras, além de ser muito saudável. Quer aprender a prepará-la? Então dá uma olhada nas nossas dicas!

Quibebe de abóbora é uma receita rica em vitaminas e minerais

O quibebe de abóbora é o tipo mais tradicional desta receita. Para prepará-lo é muito fácil: você precisará apenas de abóbora, sal, alho, cebola, cheiro-verde e, para obter cremosidade, um pouco de leite de coco, conforme a sua preferência. Misture a abóbora já bem cozida aos outros ingredientes e adicione o leite de coco aos poucos até atingir o ponto de purê cremoso – mas o grande toque do quibebe é deixar alguns pequenos pedaços.

Também é possível incrementar o prato e deixá-lo cada vez mais saboroso, adicionando alguma proteína de origem animal, ou também couve, amendoim e mel – os três ótimas pedidas para vegetarianos. Como a base da receita é muito simples, é possível acrescentar outros ingredientes que você gosta, assim como temperos que agradam mais o seu paladar.

Além de deliciosa, a abóbora possui diversos benefícios para a saúde. Rica em vitaminas A, C, E e complexo B, também é fonte de fibras, gorduras insaturadas e minerais como cálcio e magnésio. Além de ter efeito antioxidante e evitar diversos tipos de degenerações e cânceres, o fruto é bom para a pele e contribui para adquirir um bronzeado saudável, impulsiona o sistema imunológico e até melhora o humor. A abóbora também ajuda na compulsão alimentar, aumenta a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e é recomendável para dietas de restrição calórica.

Quibebe de mandioca auxilia na TPM

Outra opção deliciosa de quibebe é o de mandioca (também chamado de aipim ou macaxeira, dependendo da região do Brasil), muito popular entre cariocas e paulistas. Apesar do preparo diferente do quibebe tradicional de abóbora, ele também é facílimo de fazer. Você vai precisar de mandioca cortada em pequenos pedaços sem a raiz (aquele fiozinho do meio), açafrão, alho, sal e pimenta de cheiro, podendo ser adicionado caldo de galinha e bacon, segundo sua preferência. O quibebe de mandioca é a base para o vaca atolada, prato muito apreciado nos bares cariocas e nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para o preparo dessa receita você só precisará adicionar alguns pedaços da carne bovina de sua preferência (músculo, costela ou acém).

Assim como a abóbora, a mandioca contribui para o organismo de diversas maneiras. Os dois legumes também têm em comum o aumento da produção de serotonina no corpo, causando uma sensação de bem-estar. Outro benefício do tubérculo é a grande concentração de cálcio, o que ajuda na prevenção de osteoporose e fortalece os ossos. A mandioca também é boa para o sistema cardiovascular, diminui o risco de diabetes tipo II e auxilia nos casos de artrites.

Outra vantagem incrível atinge diretamente as mulheres: por ser carboidrato e rico em zinco, a mandioca também auxilia na TPM, melhorando a pele e impedindo o excesso de oleosidade e surgimento de espinhas.