Quibe de abóbora

Fácil
1 hora
10 porções (1 kg)
Quibe de abóbora

Que tal preparar um quibe de abóbora para servir no almoço? Diferente da receita tradicional - que costuma levar carne - essa versão é perfeita para o público vegetariano. Feito com diversos temperos (tais como pimenta e hortelã) e ingredientes leves, o quibe de abóbora funciona como ótimo prato principal. Para que você se inspire a experimentá-lo, nós separamos um passo a passo bem simples abaixo. Confira!

Modo de preparo

Cozinhe a quinoa de acordo com as instruções da embalagem e deixe esfriar;

Lave bem a abóbora e corte-a em cubos;

Cozinhe até ficar macia, escorra e deixe esfriar;

Amasse bem a abóbora com um garfo e faça o mesmo com a ricota. Misture ambas e amasse um pouco mais até formar um purê;

Em um recipiente, misture a quinoa, o purê, o azeite, a cebola, a hortelã e tempere com sal e a pimenta;

Acomode a receita em um refratário untado com azeite;

Com a ponta da faca, marque quadrados e, sobre cada um, coloque uma castanha de caju;

Asse em forno preaquecido (180°C) por aproximadamente 30 minutos;

Sirva com salada de rúcula decorada com fatias de limão e hortelã.

Abóbora é fonte de vitaminas e minerais importantes para a saúde

A abóbora é um tipo de fruto rico em nutrientes importantes para o corpo, tais como as vitaminas do complexo B, além das A, C, E - fundamentais, respectivamente, para a saúde do sistema nervoso, da visão, do sistema imunológico e da pele. Vale destacar que as vitaminas C e E funcionam como importantes antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce e fortalecem a imunidade.

Castanha-de-caju é fonte de cálcio, magnésio e zinco

Pertencente ao grupo das oleaginosas, a castanha-de-caju é outro alimento fonte de nutrientes importantes. Ela é rica em cálcio - mineral importante para os ossos, dentes e músculos - em magnésio e zinco - fundamentais, respectivamente, para a saúde dos sistemas cardiovascular e imunológico. O lado positivo é que a castanha pode ser usada no preparo de diferentes pratos e, inclusive, consumida in natura.

Rúcula é fonte de vitaminas, minerais, fibras e ômega 3

A rúcula é um tipo de vegetal verde-escuro fonte de vitaminas (A, E e C), ferro, cálcio, potássio, ômega 3 e fibras - que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo e do organismo como um todo. O ferro, por exemplo, é um mineral importante para o transporte de oxigênio no corpo e o ômega 3 é considerado um ácido graxo essencial - ou seja, não é produzido naturalmente pelo organismo, de modo que precisa ser consumido através da alimentação. É bom lembrar que essa substância é muito importante para manter a boa saúde do coração e do cérebro.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 164 kcal = 689 kj 9%
Carboidrato 18 g 6
Proteína 5,8 g 7,7
Gorduras totais 7,6 g 14
Gorduras saturadas 1,4 g 6,4
Gorduras trans 0 g **
Sódio 33 mg 1,4
Colesterol 5,4 mg 1,8
Fibra alimentar 2,6 g 10
Vitamina A 0 mcg 0
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 2,9 mg 6,4
Cálcio 48 mg 4,8
Ferro 1,3 mg 9,3
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