Quiabo: Aprenda a preparar e desfrute dos nutrientes

É possível preparar o quiabo sem
É possível preparar o quiabo sem "baba", aprenda como tirar proveito deste fruto que é rico em Vitamina C

Que tal conseguir vitaminas A, B, C, fibras e diferentes sais minerais em um só alimento? O quiabo pode ser a resposta para isso, afinal é um fruto extremamente nutritivo que pode ser usado para alcançar uma dieta saudável e balanceada. Seja ele cozido ou refogado, preparado como guarnição de uma refeição ou como parte do prato principal, no clássico frango com quiabo, ele tem muitos benefícios para oferecer ao corpo humano.

No quiabo há grande quantidade de vitamina C, que garante a imunidade necessária para levar uma vida cheia de compromissos diários. No entanto, os nutrientes do quiabo podem ser perdidos durante o cozimento, principalmente a vitamina C, por isso, consumi-lo cru em saladas é a melhor opção para garantir o aproveitamento total do fruto.

Mas, se você não gosta muito da ideia de comer o quiabo cru, fique tranquilo, mesmo cozido, ele continua sendo altamente nutritivo. É rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão. Também é repleto de vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B2, que são fundamentais para o processo de crescimento do corpo. Ainda possui diferentes minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre, fundamentais para formação dos ossos e dos dentes, além de ser ótimo para o sistema sanguíneo.

"Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins", explica a nutricionista Dafne Oliveira, que também ressalta a importância desse alimento para a saúde intestinal, graças a grande quantidade de fibras presentes no fruto.

Mas atenção, o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. A nutricionista aconselha o consumo de meia xícara por dia. "O importante quando pensamos em pedras no rins e vesícula é ter uma dieta equilibrada com bastante verduras, legumes, frutas e cereais integrais. Mesmo um indivíduo que tenha histórico familiar de pedras nos rins, pode consumir quiabo, batata doce, beterraba e outros alimentos que contenham oxalatos sem desenvolver nenhuma patologia nos rins desde que tenha hábitos de vida saudável e uma alimentação regrada, equilibrada e variada", destaca Dafne.

De qualquer forma, existem pessoas que evitam comer quiabo, principalmente quando refogado, devido a "baba" que ele produz. Para isso, há algumas dicas que podem ajudar a eliminar a substância:

  • Depois de lavar, o quiabo deve ser secado, um por um, muito bem. Isso ajudará a reduzir essa água que ele produz.
  • Outro segredo para evitar esse problema é refogar uma cebola picadinha, jogando o quiabo por cima quando estiver em fogo baixo e não mexer.
  • Mais uma dica é lavar bem e cortar as pontas do quiabo, deixar de molho durante 30min no suco de um limão (ou 100ml de vinagre) para cada meio litro de água. Escorra, seque e prepare do seu jeito.
  • Outra alternativa é de esperar para servir depois que o refogado estiver pronto, entre 5 e 10 minutos.
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