Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer companhia para se exercitar? Veja esportes para praticar com um amigo
Movimente-se 22/03/2018

Quer companhia para se exercitar? Veja esportes para praticar com um amigo

Hoje já se sabe que não basta se alimentar bem: também é preciso praticar algum exercício físico para levar uma vida realmente saudável. O problema é que muita gente tem preguiça de começar uma atividade física, adiando o seu início por tempo indeterminado. Mas às vezes ter aquele empurrãozinho do amigo faz com que os planos saiam do papel e partam para a parte prática. Se o objetivo é perder peso, então, melhor ainda, já que os dois poderão traçar metas juntos e lutar por cada quilo a menos. Dependendo do esporte que vocês escolheram não há interação nenhuma entre os dois, como é o caso da natação – embora ela seja ótima para a saúde. Já outros são perfeitos para serem praticados em dupla, podendo inclusive estreitar os laços entre vocês.

Esportes de raquete são muito completos e trazem diversos benefícios ao corpo

De uma forma geral esportes que utilizam raquete são jogados apenas em um duplas, mas isso não é uma regra, já que o lacrosse é praticado em grupo. Uma das grandes vantagens da raquete é que ela trabalha todos os membros do corpo, mesmo que ela seja utilizada em apenas uma das mãos. Isso se deve ao grande movimento feito para se deslocar, que também garante um maior equilíbrio. Esses esportes são ótimos para perder os quilinhos extras e emagrecer de uma forma mais natural. Por fim, eles também são aeróbicos, e por isso melhoram o sistema respiratório, prevenindo problemas como asma e bronquite.

Tênis – Provavelmente o mais conhecido dessa lista, o tênis conta com uma quadra de tamanho considerável, o que fará tanto você quanto o seu amigo correrem bastante. Além disso, sua raquete é uma das mais pesadas desta lista, o que significa que quem pratica o esporte também desenvolve bastante força no braço. Não é à toa que ele é considerado um dos mais completos para a saúde.

Badminton – Bastante similar ao tênis, esse esporte está muito relacionado à velocidade. Isso porque sua raquete é mais leve, e ao invés de utilizar bola é uma peteca que é arremessada de um lado para o outro. Por isso, o badminton desenvolve o reflexo, já que a peteca vai de um lado para o outro do campo muito rápido. Isso faz com que quem o pratica tenha a inteligência e produtividade aprimoradas.

Pingue-pongue – Também conhecido como tênis de mesa, esse esporte também trabalha muito a velocidade, e talvez de uma forma ainda mais intensa que o badminton, já que sua raquete é menor e a bola mais leve. Por isso, ele também é muito indicado não só para quem quer perder peso como para quem quer passar a ter mais foco.

Frescobol – O frescobol é um esporte informal, que consiste em duas pessoas jogando uma bola para a outra sem deixá-la cair no chão. Em geral não há um vencedor, já que o maior objetivo é fazer com que a bola permaneça no ar pelo máximo de tempo possível. Por ser praticado geralmente na praia, o frescobol ainda tem como benefício ser jogado na areia, algo que aumenta a rigidez muscular e ajuda a emagrecer.

Beach tennis – Aqui a dupla não disputa com a outra, mas sim forma uma parceria dentro de campo. O beach tennis se assemelha muito ao frescobol, com a diferença que é jogado com uma rede e cada lado do campo conta com duas pessoas. Por também ser praticado nas areias da praia, é um esporte que exige esforço físico, sendo especialmente indicado para quem procura perder peso.

Squash – Se vocês não são tão adeptos assim do esporte ao ar livre, uma boa alternativa é jogar squash. Sua quadra é menor que a do tênis, mas nem por isso o jogo é mais fácil. Afinal, aqui a bola é sempre atirada contra a parede e ela não para, fazendo com que seus jogadores tenham que se movimentar a todo o momento. Não é por acaso esse esporte é considerado de alta intensidade.

Lutas são boas não apenas para o corpo, mas também para a mente

Outra opção para quem quer se exercitar ao lado de alguém é se matricular em uma aula de luta. Nas artes marciais é comum que as pessoas formem duplas para praticar os exercícios, então se os dois são novatos as chances de que treinem juntos é ainda maior. Uma das maiores vantagens em praticar uma luta é que além de fortalecer o corpo a autoestima aumenta, já que a pessoa sente mais confiança em si, seja em situações de risco ou não. Além disso, a prática garante mais disciplina, equilíbrio e concentração. Isso sem falar que em geral pessoas que lutam juntas acabam criando laços de amizade, o que faz com que essa prática seja ótima para fazer mais amigos.

Karatê – Nessa arte marcial o objetivo é sempre a defesa, e nunca o ataque, a não ser que seja para se proteger. A karatê também ajuda a desenvolver a paciência, a espiritualidade e a concentração. Isso sem falar, claro, que assim como as outras artes marciais os músculos ficam mais enrijecidos e mais fortes.

Jiu Jitsu – Aqui a questão não é ter força, já que essa luta usa golpes de alavancas para imobilizar o oponente. Por isso, a pessoa que opta por esse esporte utiliza o corpo do adversário contra ele mesmo. Dessa forma, o jiu jitsu ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a inteligência, além de trabalhar bastante o equilíbrio mental.

Krav maga – Embora não seja considerado uma arte marcial, não há como negar que ele se trata de uma luta. No krav maga o objetivo é a defesa pessoal, fazendo com que quem aderiu à sua prática tenha controle sobre a própria vida, já que sabe imobilizar pessoas que a estariam colocando em risco.

Judô – Criado a partir do jiu jitsu como uma forma de esporte, essa luta busca fortalecer corpo, mente e espírito de forma integrada. É considerada uma das artes marciais menos violentas que existe, o que não significa que ela não traga vários benefícios. Além de fortalecer equilíbrio e agilidade ela prega a humildade e o respeito ao próximo.

Kung Fu – A arte marcial mais antiga do mundo cuida tanto do corpo quanto da mente. Trabalha técnicas como equilíbrio e reflexos, além da meditação. Mas, como as outras lutas, também ensina a imobilizar o adversário e a defender o seu corpo e possíveis ataques.

Muay Thai – Talvez a arte marcial mais praticada no Brasil atualmente. Originária na Tailândia, o muay thai trabalha principalmente os joelhos e cotovelos, já que é praticado de pé. É uma das melhores opções para quem quer perder peso, já que seus movimentos são focados na força, e por isso descarregam muita energia.

Corrida ou bicicleta são esportes de atletismo que podem ser feitos sozinhos ou com companhia

Por fim, outras ótimas soluções para quem está buscando alguém para fazer companhia no exercício são esportes focados no atletismo, já que vocês podem conversar durante a prática. Lembrando que os aeróbicos são uma ótima alternativa para perder peso de forma saudável. Vale destacar que é sempre importante aliar os exercícios a uma alimentação balanceada focada na prática esportiva para não acabar desenvolvendo algum problema de saúde.

Corrida – Tudo bem que algumas pessoas gostam de correr sozinhas, mas nada impede que você faça o exercício com um amigo. Lembrando que estudos já mostraram que correr até 1h por dia faz com que as pessoas aumentem a sua expectativa de vida em 3 anos e que a prática pode aumentar a inteligência. Isso sem falar que ela ainda ajuda o corpo a desestressar. Por fim, pode ser praticada em lugar aberto ou fechado, seja na calçada, na praia ou em uma esteira.

BicicletaOutra atividade que pode ser feita tanto em ambiente aberto ou fechado. Ao ar livre ela oferece a grande vantagem de funcionar como um passeio, algo que pode fazer com que você e seu amigo estreitem laços de amizade. Pedalar sob o sol também permite que o seu corpo produza vitamina D, substância responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Andar de bicicleta também ajuda a perder peso e deixa a musculatura da perna mais forte.