Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 05/02/2021

Queijo sem lactose existe? Saiba quais indicados para quem tem intolerância

Se você tem intolerância à lactose, é bem provável que siga uma dieta bem restritiva – com a ausência de queijos, iogurtes, manteigas e outros derivados do leite. Mas você sabia que é possível comer versões diferentes desses alimentos? Uma dúvida comum, por exemplo, é se existe (ou não) queijo sem lactose disponível no mercado. Aqui, nós preparamos uma matéria para responder a essa pergunta – é só continuar lendo!

Afinal, queijo sem lactose existe?

Existem versões de queijos veganos feitos com leites vegetais (de castanhas, amêndoas, entre outros) que são ricos em fibras, proteínas, vitaminas e podem muito bem substituir os queijos tradicionais. Uma boa dica, por exemplo, é preparar uma receita caseira à base de leite vegetal, polvilho doce, limão e ágar-ágar (um tipo de gelatina vegetal muito usado em receitas veganas). O queijo sem lactose pode ser usado para rechear pães, preparar pizzas e diferentes receitas no dia a dia. Vale a pena experimentar!

Quais são os melhores queijos sem lactose para consumir?

Para quem tem intolerância ou quer seguir uma dieta mais pobre em lactose, existem algumas alternativas interessantes. É possível recorrer aos tipos de queijos comuns (como mozzarella, parmesão e minas) em versão zero lactose. A Taeq, em especial, disponibiliza opções de queijo mozzarella de búfala, ricota sem lactose e outros que são mais lights e saudáveis. O diferencial desses alimentos é que eles vêm com uma adição de lactase (enzima responsável pela digestão da lactose) e, por isso, são inofensivos para quem tem intolerância. Interessante, né?

Queijos com (ou sem lactose) têm o mesmo valor nutricional?

Quando se trata de comparar os queijos (com e sem lactose) em termos nutricionais, as diferenças não são tão acentuadas. Ambos são ricos em fibras, minerais (como cálcio e fósforo), vitaminas do complexo B e proteínas. No entanto, um ponto interessante que muita gente desconhece é que o queijo sem lactose tende a ser bem menos gorduroso que o comum, sendo muito indicado para pessoas que precisam perder peso. Além disso, em muitos casos, o queijo sem lactose fornece até mesmo uma quantidade maior de cálcio e de outros nutrientes. Uma boa sugestão é consultar sempre um nutricionista para montar um plano alimentar adequado e descobrir o melhor tipo de queijo (e de outros alimentos) para a sua dieta.