Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Queijo cottage: nutricionista explica o que é e quais são os benefícios
Guia Culinário 20/10/2021

Queijo cottage: nutricionista explica o que é e quais são os benefícios

O queijo cottage é uma opção simples e saudável para adicionar mais proteína às refeições! É possível encontrar diferentes tipos de queijo no mercado, mas nem todos sabem o que é cottage e nem as vantagens deste ingrediente para o cardápio. Ricos em cálcio e proteínas, os alimentos derivados do leite de vaca variam de acordo com o processo de produção de cada um. Nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel para entendermos mais sobre queijo cottage, benefícios que apresenta para o organismo e as melhores formas de consumo. Veja na matéria abaixo!

O que é cottage: queijo saudável feito de talhamento de leite de vaca

Os derivados de leite possuem processos de produção próprios que caracterizam cada tipo de alimento. Cristiane conta que o queijo tipo cottage se origina de forma simples, a partir da acidificação do leite, que faz com que o sabor do queijo branco seja suave, apesar de levemente ácido. “O queijo cottage se origina do talhamento do leite de vaca, com ácido e limão, formando grânulos macios e lisos. É uma forma tão simples, que pode até ser feita em casa”, explica.

Queijo cottage: benefícios do alimento proteico para o organismo

O queijo cottage é um alimento saudável que oferece diferentes vantagens para o organismo! Segundo a nutricionista, trata-se de uma opção rica em micronutrientes, como o cálcio, fósforo e potássio, além de ser naturalmente concentrada em proteínas e vitaminas do complexo B. O ingrediente é conhecido por fortalecer os ossos, estimular o bom funcionamento do sistema nervoso e promover a saúde do coração.

Apesar de ser um queijo considerado “leve” por não conter acréscimo de gorduras, corantes e substâncias sintéticas para mudança de textura em seu preparo, o tipo cottage ajuda a saciar a fome por mais tempo e promove o ganho de massa muscular magra e protege o desgaste das articulações. Por isso, é ideal para o cardápio de atletas!

Queijo tipo cottage é menos calórico que queijo ricota

Dentre os queijos mais saudáveis derivados do leite de vaca, podemos citar os tipos cottage, ricota e minas, que são brancos e com menos colesterol. Porém, o queijo cottage ganha ainda mais destaque na lista por ser extremamente nutritivo e possuir o menor teor de gordura, indicado para quem pratica atividades físicas com regularidade e buscam o fortalecimento muscular.

“Fazendo uma comparação do queijo cottage ao queijo ricota, o cottage é ainda menos calórico. A ricota, por ser mais densa e seca, se torna mais calórica. Porém, os dois são queijos saudáveis e oferecem benefícios à saúde”, afirma Cristiane.

Vejo como consumir queijo cottage para uma rotina alimentar mais saudável e nutritiva

De acordo com a profissional, a forma de consumo do queijo tipo cottage é bem variada, mesmo que o consumo seja em temperatura fria. “Ele vai muito bem em sanduíches naturais, saladas, misturado em preparações com ovos ou carnes magras ou misturado com geleias em torradas”, sugere a especialista.

Além disso, Cristiane também diz que é possível substituir os queijos mais gordurosos pelo queijo cottage em receitas bem comuns da rotina alimentar para torná-las mais leves e saudáveis. Para o preparo de quiches, cheesecakes, crepioca e até mesmo receita de pão de queijo, invista no tipo cottage!