Que tal preparar um acarajé saudável? Aprenda a fazer uma versão fit desse prato

Fazer uma versão de acarajé assada é muito saudável para o organismo
Fazer uma versão de acarajé assada é muito saudável para o organismo

Ah, o acarajé! Só de pensar já dá água na boca! Esse bolinho de feijão fradinho com azeite de dendê é uma das melhores especialidades da culinária brasileira. E o melhor de tudo é que hoje é dia de celebração: dia 25 de novembro é o Dia Nacional da Baiana de Acarajé!

As baianas que tanto se dedicam à produção desse prato típico do Nordeste têm uma importância cultural e histórica para o Brasil, sendo, portanto, anualmente homenageadas. Entre os apreciadores do prato, há quem diga que o bolinho é muito pesado e há quem não aceite modificar um ingrediente sequer da receita. Que tal então experimentar uma versão saudável do acarajé para comer sem moderação? Para qualquer consumidor ávido da iguaria, esta é uma ótima alternativa! Dá uma olhada na nossa receita especial:

Acarajé de forno

Você sabia que é possível fazer um delicioso acarajé assado? Optar por preparar esta receita no forno não só é mais saudável como é muito mais nutritivo! Afinal, essa opção consegue conservar os nutrientes dos alimentos envolvidos no processo (algo que não ocorre com a fritura) e não demanda nenhum tipo de óleo, claro - além de ser uma alternativa bem rápida e prática. Você só vai precisar preparar o bolinho de feijão fradinho e distribuir algumas porções da massa em uma forma untada. Se ainda sentir falta do dendê (já que a versão tradicional é frita nesse óleo), unte a forma que for utilizar com o azeite - ou o substitua por algum outro tipo de alternativa mais saudável.

Acarajé frito, mas sem óleo de palma (ou azeite de dendê)

Sim, nós sabemos que preparar o acarajé sem utilizar o azeite dendê, para muitos, é praticamente um pecado! Mas, você sabia que o óleo de palma (como também é conhecido) é composto - em sua maior parte - por gorduras que podem estimular o aumento do colesterol ruim (LDL) no seu organismo? Ou que o seu valor calórico é extremamente elevado (cerca de 70 calorias por cada colher de sopa)? Pois é, infelizmente a combinação dessas duas características pode acarretar problemas sérios de saúde, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a propensão à obesidade.

Para fazer um acarajé sem esse ingrediente, basta substituí-lo por algum óleo vegetal (como os à base de soja, canola, milho e girassol). Eles não influenciarão tanto no sabor, também podem ser aquecidos a certas temperaturas sem perder suas propriedades e são bastante nutritivos. Que tal experimentar?

Acarajé vegano de cogumelo shimeji

Para os que não comem alimentos de origem animal - e também para os que querem se aventurar em uma receita ainda mais nutritiva e que cabe muito bem no bolso - a receita de acarajé vegano não tem mistério. Para fazer o tradicional vatapá, você deve utilizar os mesmos ingredientes da base (azeite dendê, leite de coco, pão, cebola, alho, tomate, temperos...) e substituir apenas o camarão pelo cogumelo shimeji. Você pode optar também por palmito (rico em zinco, potássio e vitaminas do complexo B), tofu e quiabo (o tofu é fonte de ômega 3 e ômega 6) e até uma salada vinagrete repleta de vitamina C e fibras como recheio.

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