Que frio! Veja dicas para passar o inverno de forma aquecida e mais saudável

O inverno chegou e as temperaturas caíram no Brasil. Por isso, é bom estarmos atentos para aquecer o corpo e aproveitar os dias aconchegantes de frio
O inverno chegou e as temperaturas caíram no Brasil. Por isso, é bom estarmos atentos para aquecer o corpo e aproveitar os dias aconchegantes de frio
O inverno chegou e as temperaturas caíram no Brasil. Por isso, é bom estarmos atentos para aquecer o corpo e aproveitar os dias aconchegantes de frio
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O inverno chegou e as temperaturas caíram no Brasil. Por isso, é bom estarmos atentos para aquecer o corpo e aproveitar os dias aconchegantes de frio

A meteorologia mandou avisar e os termômetros marcam nas ruas: A temperatura caiu e vai cair ainda mais no Brasil. Principalmente entre os meses de julho e agosto, o país atravessa sua fase mais fria de todas, com o ápice do inverno. E, nós, tão acostumados aos dias mais quentes e tropicais, muitas vezes não nos preparamos para passar essa época de maneira mais tranquila, saudável e devidamente aquecida. Por isso, descubra pequenas dicas para manter o bem-estar nesse período e como podemos aproveitar melhor o frio em nossa rotina.

Inverno é a época de abrir os armários, tirar os casacos e as jaquetas de couro, experimentar os gorros e as echarpes, preparar a cama com aquele edredom gostoso e tomar banhos quentinhos para acordar o dia... É fato que o frio muda bastante o hábito de nós brasileiros, por isso, a atenção deve ser redobrada para mantermos o corpo sempre aquecido e longe de enfermidades típicas da estação, como gripes, alergias e resfriados. Veja, abaixo, alguns passos básicos para serem seguidos no inverno!

O que vestir durante o inverno?

- Use roupas confortáveis: Utilize mais roupas finas, de mangas compridas, e menos roupas grossas, que são pesadas e dificultam o movimento do corpo. Evite também usar roupas de algodão, pois elas retêm mais umidade, o que leva ao resfriamento do corpo. Nesse caso, dê preferência às roupas com fibras sintéticas e, até mesmo, lã.

- Proteja a cabeça: Use gorros, boinas ou, até mesmo, o capuz do casaco, quando for sair à rua. De acordo com estudos, nós perdemos cerca de 40% do calor corporal através da cabeça.

- Esquente os pés: Quando chegar em casa, troque imediatamente as meias. Com o dias mais frios, elas ficam naturalmente mais úmidas e desregulam a temperatura do corpo. Mesmo que você não gosta de usar meias, evite andar descalço. Use chinelos, sandálias ou, até mesmo, deliciosas pantufas para ficar com os pés aquecidos.

O que devemos comer durante o inverno?

- Alimentos termogênicos: Alguns ingredientes, principalmente especiarias, possuem a capacidade de estimular a temperatura do organismo, mantendo o corpo aquecido. Iguarias como a pimenta vermelha, o café, a canela e o cacau, são ótima alternativas.

- Fontes de antioxidantes: Esses alimentos ajudam a estimular a respiração, protegem e fortalecem o sistema imune e facilitam o trabalho do organismo, na defesa do corpo, contra gripes e resfriados, típicos da mudança de clima. Fontes ricas em vitaminas e minerais são as melhores escolhas, como a frutas cítricas.

- Coma pratos quentes: Sopas, caldos e cremes, chás e cafés, devem ser consumidos bem quentinhos para aquecer o corpo. Além disso, por ser um clima de variações constantes, entre dias mais secos e mais úmidos, é preciso sempre estar atento à hidratação, então, beba muita água!

Quais são os hábitos mais saudáveis para o inverno?

- Banhos quentes: Entrar no chuveiro é uma tarefa árdua para fazer durante o inverno, mas, quando estamos acostumados à água quentinha no corpo, fica difícil sair... Por isso, aproveite esse momento para relaxar. O banho quente proporciona o relaxamento do corpo, da musculatura, além da mente. Verifique que a porta está fechada, assim como o boxe, para não escapar alguma entrada de ar frio enquanto você se enxuga.

- Sauna a vapor: Outra opção muito relaxante e saudável para se praticar durante o inverno é pegar uma sauninha. Em cerca de 15 minutos, o intenso calor provoca uma "febre artificial", importante nos processos de reabilitação muscular, desbacterização e assepsia do organismo, além de facilitar a circulação de sangue no corpo.

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