Que fazer a sua própria água aromatizada? Veja 4 opções supernutritivas

Para fazer a água aromatizada é preciso misturar os ingredientes na água, adicionar cubos de gelo e levar à geladeira por 1 hora
Para fazer a água aromatizada é preciso misturar os ingredientes na água, adicionar cubos de gelo e levar à geladeira por 1 hora

Você já ouviu falar na água aromatizada? Alternativa aos refrigerantes e sucos industrializados, essa bebida pode ser feita com uma combinação de frutas, raízes, ervas frescas e especiarias para deixar o líquido com sabor e rico em nutrientes importantes para a saúde.

Pensando nisso, para te ajudar a fazer a combinação perfeita para sua água, conversamos com a nutricionista Jessica Pimentel para descobrir as melhores opções para incrementar a bebida e se hidratar de um jeito diferente ao longo do dia. E o melhor de tudo é que, depois de decidir os ingredientes, o preparo é bem simples e prático. "É só misturar os ingredientes na água, adicionar cubos de gelo e levar à geladeira por, pelo menos, 1 hora", explica a profissional.

Gostou da ideia? Confira 4 opções para preparar a sua!

1. Rodelas de limão + gengibre + alecrim

Essa combinação, além de super-refrescante, entrega vários benefícios para a saúde. Isso porque os três ingredientes contam com substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, como antioxidantes e vitaminas. O limão, por exemplo, aumenta a imunidade por ser fonte de vitamina C - e não para por aí, como explica a nutricionista Jessica Pimentel: "ele também ajuda a equilibrar o pH do sangue, favorecendo o funcionamento do metabolismo".

O alecrim, que ela destaca como o ingrediente principal para aromatizar, tem entre suas vantagens a desobstrução das vias aéreas, enquanto o gengibre ajuda na prevenção e tratamento de gripes e resfriados e faz bem para o metabolismo. "Como o gengibre é considerado um alimento termogênico, ele vai ajudar a manter o metabolismo ativo", explica Jessica.

2. Cúrcuma + hortelã + hibiscos

Esse outro trio de ingredientes indicado pela nutricionista também é rico em substâncias que fazem bem para a saúde. Aqui, o responsável pelo toque de frescor é a hortelã - que, de acordo com a nutricionista, ajuda a reduzir o desconforto estomacal por auxiliar no processo de digestão.

A cúrcuma, por sua vez, se destaca pela ação antioxidante que combate os radicais livres e impede o envelhecimento das células. Já o hibisco tem função detox. "Ele é uma boa opção para combater o inchaço e colaborar para a eliminação de toxinas do organismo", esclarece a nutricionista.

3. Melancia picada + manjericão + gengibre

Ama o sabor da melancia? Então essa opção é ideal para você! Combinada com manjericão e gengibre, ela vai deixar sua água aromatizada saborosa e bem nutritiva. O gengibre, além de ajudar no aroma, é bom para digestão e aliado contra resfriados, enquanto tanto a melancia quanto o manjericão fazem bem para o fluxo sanguíneo. "A parte branca da melancia contém citrulina, que é superimportante para o sangue, e o magnésio presente na folha do manjericão aumenta o fluxo sanguíneo no corpo", afirma Jessica.

Além disso, ela também acrescenta que a melancia tem ação antioxidante e faz bem para o sistema imunológico por ter uma grande quantidade de vitamina A e C, e que o manjericão conta com propriedades anti-inflamatórias.

4. Rodelas de pepino + hortelã + abacaxi picado

Para fechar a lista, a nutricionista Jessica Pimentel recomenda rodelas de pepino, hortelã - responsável pelo aroma e toque mais refrescante da bebida - e abacaxi para você fazer sua própria água aromatizada! Assim como as demais combinações, não faltam substâncias que vão entregar benefícios para a saúde enquanto você se hidrata.

"O Pepino apresenta ação alcalinizante, digestiva e diurética, colaborando com a eliminação de toxinas do organismo. Já o abacaxi, além da famosa ação digestiva, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e melhora da função intestinal por ter vitamina C", finaliza.

* Jéssica Pimentel (CRN 18101042) é formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente está fazendo pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP Nutrição Funcional Consultoria

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