Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quantos litros de água devemos tomar quando estamos doentes?
Guia Culinário 22/06/2018

Quantos litros de água devemos tomar quando estamos doentes?

“É preciso beber pelo menos dois litros de água por dia”. Quantas vezes você já não ouviu essa frase? Por mais que a ingestão de líquidos seja muito necessária para o bom funcionamento do nosso corpo, cada pessoa precisa tomar uma quantidade de água diferente, e por isso o número de copos acaba variando. Mas será que essa regra muda quando ficamos doentes? Verdade seja dita, é comum médicos recomendarem que enfermos se hidratem bem, mas isso significa ingerir quantos litros de água?

Por que o aumento do consumo de água costuma ser indicado no caso de doenças?

Antes de mais nada é preciso entender a razão de os médicos reforçarem a seus pacientes doentes a importância de beber água. O que ocorre é que muitas vezes os sintomas do problema geram a perda de líquidos, como é o caso de quem sofre com vômito ou diarreia. Por isso, o consumo de água é essencial para evitar a desidratação, que por sua vez pode gerar uma série de outros problemas de saúde e piorar o estado do paciente.

Sem falar que é comum que a pessoa sofra com febre, uma reação natural do corpo, que eleva a temperatura corporal para tentar destruir o agente invasor. E o que ocorre quando estamos mais quentes? Começamos a suar para tentar fazer o corpo voltar a algo próximo aos 37°C. Durante esse processo há a perda de água, e por isso mais uma vez é importante repô-la durante uma doença.

Tomar água em excesso é ruim

Sabe aquela história de que tudo em excesso faz mal? Pois é, o mesmo se aplica para a água. Embora ela seja extremamente necessária para o nosso bem-estar, quando consumida em quantidades exorbitantes pode gerar problemas de saúde. De acordo com um artigo publicado no “BMJ Case Reports”, em 2016 uma mulher de 59 anos foi internada por beber água demais. Na ocasião, ela estava com uma infecção urinária e apenas seguia a recomendação médica de “beber bastante água”. O problema é que isso gerou hiponatremia, que ocorre quando os níveis de sódio ficam baixos demais. E, neste caso, a condição se desenvolveu devido ao excesso de água.

Mas calma, não é preciso ficar com medo! Em primeiro lugar porque o caso é extremamente raro, e segundo porque a água não deve ser vista como uma vilã, já que ela cumpre um papel essencial para garantir o bom funcionamento do nosso corpo. Não à toa que o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, não coloca uma quantidade mínima de água a ser tomada por dia.

“Como qualquer alimento, a quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e depende de vários fatores”, afirma o guia. “Entre eles estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive. Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outros precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas“.

Quanta água devemos tomar quando estamos doentes?

Tudo bem, mas o que fazer quando estamos doentes? Antes de mais nada é preciso calcular o quanto de água que você deveria consumir por dia. O Guia Alimentar para a População Brasileira lembra que “O balanço diário de água é controlado por sofisticados sensores localizados em nosso cérebro e em diferentes partes do nosso corpo”. E acrescenta que “Esses sensores nos fazem sentir sede e nos impulsionam a ingerir líquidos sempre que a ingestão de água não é suficiente para repor a água que utilizamos ou eliminamos”.

Portanto, para evitar a desidratação quando se está doente é preciso não apenas beber a quantidade que já seria esperada como um pouco a mais para repor os líquidos perdidos, o que pode ser justamente dois litros, mais ou até menos. Tomando esse cuidado as chances de você ficar curado mais rápido só aumentam. Lembrando que água de coco e isotônicos são muito indicados por não apenas ajudarem a hidratar, mas também pela sua quantidade de sais minerais, que também podem ficar em quantidades reduzidas no corpo durante uma doença. Mas nunca se automedique, pois há doenças que pioram com a ingestão de água, ainda mais se ela aumentar, então se você não está se sentindo bem é melhor procurar um médico o quanto antes.

Veja mais

Produtos relacionados